Santa Bárbara, virgem e mártir, tem sua origem onde hoje está localizada a cidade de Izmit, na Turquia. Viveu no final do século III durante o reinado do imperador Maximiano e era filha única de um nobre morador de Nicomédia, chamado de Dióscoro.
É considerada padroeira dos bombeiros e de todos profissionais que lidam com fogo, e também protetora contra tempestades e trovões e dos mineiros. Leia MaisConfira a história dos mártires de Cunhaú e UruaçuSantuário do Caaró (RS) mantém viva memória de três santos mártires
Conta-se que o pai de Santa Bárbara tinha muito ciúmes de sua beleza e desejava privá-la de conhecer todos os pretendentes que desejavam se casar com ela. Por esse motivo, Dióscoro a deixou presa dentro de uma torre.
No entanto, a jovem sempre manifestou a sua fé. Na torre, por exemplo, haviam duas janelas, mas Santa Bárbara pediu que fosse construída uma terceira em honra à Santíssima Trindade.
Certa vez, em uma das viagens de seu pai, Santa Bárbara fugiu para ser batizada, mas foi capturada por ele mesmo, que a teria executado cortando-lhe a cabeça com uma espada.
Isso aconteceu no dia 04 de dezembro, data em que atualmente a Igreja celebra a sua memória litúrgica.
“Santa Bárbara, que sois mais forte
que as torres das fortalezas e a violência dos furacões,
fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem
e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.
Ficai sempre ao meu lado,
para que possa enfrentar, de fronte erguida e rosto sereno,
todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que,
vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido,
possa agradecer a vós, minha protetora,
e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza:
este Deus que tem poder de dominar
o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.”
Fonte: Cruz Terra Santa
Diferenças culturais: como aprender a compreender o outro?
O livro "Compreender o Outro" abre caminhos para a escuta, ao diálogo e à convivência entre culturas, ajudando a viver a fé e as relações no mundo atual.
Já pensou em evangelizar on-line? Dicas para os primeiros passos
Anunciar o Evangelho na internet exige escuta e compromisso e, uma das melhoras formas é com vídeo parar aproximar, criar vínculos e fortalecer a experiência de fé
Você conhece o primeiro mártir da história da Igreja?
Saiba o que podemos aprender ainda neste Natal com a vida e testemunho do primeiro mártir da história da Igreja Católica. O que Santo Estêvão tem a nos ensinar?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.