São João Damasceno foi um importante doutor da Igreja. Nascido no ano de 675 em Damasco, na Síria, pertenceu a uma rica família cristã. Ainda jovem assumiu uma carreira na corte, e insatisfeito amadureceu sua escolha monástica, tornando-se monge no mosteiro de São Sabas, perto de Jerusalém.
Dedicou-se à ascese, literatura e pastoral, sendo conhecido por suas homilias e defesa das imagens sagradas. Perseguido pelos iconoclastas, foi reabilitado no II Concílio de Niceia. Proclamado Doutor da Igreja em 1850, pelo Papa Leão XIII, sua festa é celebrada em 4 de dezembro.
No Oriente, ele é lembrado principalmente por seus três Discursos — “A fonte da ciência”, “A fé ortodoxa”, “Sacra paralela” e também “Orações sobre as imagens sagradas” — que defendem as imagens santas contra os caluniadores. Esses discursos foram condenados pelo Concílio iconoclasta de Hieria (754) após sua morte. No entanto, eles foram fundamentais para sua reabilitação e canonização pelos Padres ortodoxos no II Concílio de Niceia (787), o sétimo ecumênico.
Nestes textos, encontram-se os primeiros esforços teológicos importantes para justificar a veneração das imagens sagradas, conectando-as ao mistério da Encarnação de Jesus no ventre da Virgem Maria.
O doutor da Igreja, deixou um legado profundo com seus ensinamentos teológicos. Podemos refletir com alguns deles:
A Trindade: Ele explicou a doutrina da Trindade de forma clara, descrevendo a Trindade como três pessoas em uma única essência divina, destacando a unidade e igualdade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Defesa das Imagens Sagradas: João Damasceno defendeu fervorosamente o uso de imagens sagradas na Igreja. Ele argumentou que as imagens não são ídolos, mas representações que ajudam os fiéis a se conectarem com o divino. Para ele, assim como a Encarnação de Cristo tornou Deus visível, as imagens sagradas tornam visíveis as realidades espirituais.
A Virgem Maria: João Damasceno tinha uma grande devoção à Virgem Maria e é considerado um dos primeiros teólogos marianos. Ele destacou o papel de Maria na salvação, afirmando que ela é a Mãe de Deus (Theotokos) e uma intercessora poderosa para os fiéis.
A Oração: Ele ensinou que a oração é a elevação da alma a Deus, essencial para a vida espiritual, sendo um meio de comunicação e união com Deus.
Fonte: Franciscanos, Guia dos Santos, Vatican News,
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.