Igreja

Conheça a religiosa de 72 anos em missão na Indonésia

Escrito por Redação A12

02 ABR 2021 - 07H00

Divulgação Irmã Zenilda Luzia Petry missão Timor Leste (Divulgação)

A religiosa da Congregação Franciscana de São José, Irmã Zenilda Luzia Petry, no auge dos seus 72 anos, está em missão no exterior. Irmã Zenilda, que em 2018 celebrou 50 anos de vida religiosa consagrada, partilha sua vocação e a missão que vem desempenhando no Timor Leste, na Indonésia. Desde 2019, Irmã Zenilda está em missão em terras estrangeiras e não esconde a alegria e a satisfação por poder contribuir com Igreja local.

"Mesmo vivendo grandes desafios, dificuldades nunca antes imaginadas, sinto-me muito grata por estar nesta missão", revelou. "Nesta missão de Deus aqui no Timor Leste, tento acompanhar a vida do povo, visitando famílias, levando a Eucaristia para idosos e doentes, participando de momentos culturais e religiosos, próprios do povo", acrescentou.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


A Igreja do Brasil tem presença marcante no Timor Leste, enviando formadores, professores, missionários. A nação é majoritariamente cristã, mas falta evangelização. Em tempos de pandemia, a missão de evangelizar torna-se ainda mais desafiadora, aliada ao isolamento, pouca comunicação e o idioma. O Timor Leste é um país asiático que foi colonizado pelos portugueses e que conseguiu sua independência recentemente, após muitos conflitos.

Ir. Zenilda tem o auxilio de outras duas religiosas de sua congregação para a missão. “Acostumada, no Brasil, a servir a Igreja e a Vida Religiosa em constantes assessorias bíblicas, no Timor Leste faço a experiência de que na “fraqueza está a força de Deus” (cf 2Cor 12,10). O limite do idioma faz com que se compreenda melhor que a presença e a confissão da própria fé seja a primeira forma de Evangelização, tal como nos ensinou São Francisco de Assis”, afirmou.

:: Como olhar para a pandemia com uma visão de fé?

Na missão no Timor Leste, Irmã Zenilda acompanha a vida do povo, visita famílias, levando a Eucaristia para idosos e doentes, participando de momentos culturais e religiosos, próprios do povo. Além desta presença simples no cotidiano, dois dias por semana vou a Dili, capital, dar aulas de Sagrada Escritura no Curso de Teologia. Faltam professores. Para o Estudo Bíblico, o Instituto tem buscado professores do Brasil, de Portugal e da Indonésia, que dão cursos intensivos. Com a pandemia, isto já não se tornou mais possível. A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná tem sido a grande parceira da formação no Timor Leste”.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


Diante de tal situação, dar aulas de Sagrada Escritura no curso de Teologia tem sido uma forma de contribuição na missão de Deus no Timor Leste. “Ajudar na formação dos futuros sacerdotes é, para mim, uma forma de manter-me fiel ao divino mandato do “ide a todas as nações””.

:: Saiba a diferença entre ser cristão e ser católico

A religiosa partilha que essa é uma experiência tem a ajudado a buscar a Deus com mais intensidade, respeitar as pessoas com outra cultura e a ver Jesus vivo e presente nas pessoas. Por outro lado, Ir. Zenilda faz a experiência de solidão, de silêncio, de não comunicação com as pessoas, devido a diferença de idioma. “Busco me fortificar na oração, na contemplação, na espiritualidade”.

BIOGRAFIA:

Irmã Zenilda Luzia Petry tem 72 anos e é natural de Ituporanga (SC). Fez sua Profissão Perpétua em 11 de fevereiro de 1976 em Curitiba (PR). Já atuou como Superiora Provincial, Vice Geral e formadora na Congregação Franciscanas de São José. Além disso, integrou a equipe de Reflexão Bíblica da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), por mais de 15 anos. Graduada em Teologia, a religiosa franciscana também possui mestrado em Estudos Bíblicos. Por mais de 20 anos, serviu a Igreja do Brasil em terras amazônicas. Atualmente se encontra em missão no Timor Leste, Indonésia.


Fonte: Frei Augusto Luiz Gabriel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.