A religiosa da Congregação Franciscana de São José, Irmã Zenilda Luzia Petry, no auge dos seus 72 anos, está em missão no exterior. Irmã Zenilda, que em 2018 celebrou 50 anos de vida religiosa consagrada, partilha sua vocação e a missão que vem desempenhando no Timor Leste, na Indonésia. Desde 2019, Irmã Zenilda está em missão em terras estrangeiras e não esconde a alegria e a satisfação por poder contribuir com Igreja local.
"Mesmo vivendo grandes desafios, dificuldades nunca antes imaginadas, sinto-me muito grata por estar nesta missão", revelou. "Nesta missão de Deus aqui no Timor Leste, tento acompanhar a vida do povo, visitando famílias, levando a Eucaristia para idosos e doentes, participando de momentos culturais e religiosos, próprios do povo", acrescentou.
A Igreja do Brasil tem presença marcante no Timor Leste, enviando formadores, professores, missionários. A nação é majoritariamente cristã, mas falta evangelização. Em tempos de pandemia, a missão de evangelizar torna-se ainda mais desafiadora, aliada ao isolamento, pouca comunicação e o idioma. O Timor Leste é um país asiático que foi colonizado pelos portugueses e que conseguiu sua independência recentemente, após muitos conflitos.
Ir. Zenilda tem o auxilio de outras duas religiosas de sua congregação para a missão. “Acostumada, no Brasil, a servir a Igreja e a Vida Religiosa em constantes assessorias bíblicas, no Timor Leste faço a experiência de que na “fraqueza está a força de Deus” (cf 2Cor 12,10). O limite do idioma faz com que se compreenda melhor que a presença e a confissão da própria fé seja a primeira forma de Evangelização, tal como nos ensinou São Francisco de Assis”, afirmou.
:: Como olhar para a pandemia com uma visão de fé?
Na missão no Timor Leste, Irmã Zenilda acompanha a vida do povo, visita famílias, levando a Eucaristia para idosos e doentes, participando de momentos culturais e religiosos, próprios do povo. “Além desta presença simples no cotidiano, dois dias por semana vou a Dili, capital, dar aulas de Sagrada Escritura no Curso de Teologia. Faltam professores. Para o Estudo Bíblico, o Instituto tem buscado professores do Brasil, de Portugal e da Indonésia, que dão cursos intensivos. Com a pandemia, isto já não se tornou mais possível. A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná tem sido a grande parceira da formação no Timor Leste”.
Diante de tal situação, dar aulas de Sagrada Escritura no curso de Teologia tem sido uma forma de contribuição na missão de Deus no Timor Leste. “Ajudar na formação dos futuros sacerdotes é, para mim, uma forma de manter-me fiel ao divino mandato do “ide a todas as nações””.
:: Saiba a diferença entre ser cristão e ser católico
A religiosa partilha que essa é uma experiência tem a ajudado a buscar a Deus com mais intensidade, respeitar as pessoas com outra cultura e a ver Jesus vivo e presente nas pessoas. Por outro lado, Ir. Zenilda faz a experiência de solidão, de silêncio, de não comunicação com as pessoas, devido a diferença de idioma. “Busco me fortificar na oração, na contemplação, na espiritualidade”.
BIOGRAFIA:
Irmã Zenilda Luzia Petry tem 72 anos e é natural de Ituporanga (SC). Fez sua Profissão Perpétua em 11 de fevereiro de 1976 em Curitiba (PR). Já atuou como Superiora Provincial, Vice Geral e formadora na Congregação Franciscanas de São José. Além disso, integrou a equipe de Reflexão Bíblica da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), por mais de 15 anos. Graduada em Teologia, a religiosa franciscana também possui mestrado em Estudos Bíblicos. Por mais de 20 anos, serviu a Igreja do Brasil em terras amazônicas. Atualmente se encontra em missão no Timor Leste, Indonésia.
Fonte: Frei Augusto Luiz Gabriel
Padre Antônio Maria abençoa a peregrinação dos romeiros com oração
Padre Antônio Maria caminha com romeiros rumo ao Santuário de Aparecida, fortalecendo sua fé e partilhando uma oração especial dedicada a eles.
Estande do A12 apresenta novo layout do aplicativo Aparecida
O A12 apresenta o novo layout do Aplicativo Aparecida em um estande na Cidade do Romeiro, facilitando o acesso a conteúdos religiosos e informações.
Jornalista faz um "diário de peregrinação" a Aparecida após cura do filho
Após a cura de seu filho de uma infecção generalizada, Mariana Costa decidiu peregrinar e mostrar todos os passos em sua rede social.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.