Igreja

Cotidiano da vida monástica é representado em bonecos miniaturas

Mosteiro francês representou vida interior em personagens Playmobil.

Escrito por Redação A12

13 SET 2021 - 11H38 (Atualizada em 13 SET 2021 - 12H19)

Reprodução mosteiro_bonecos (Reprodução)

A vida monástica de um mosteiro feminino cisterciense na França ganhou representação em uma exposição através de bonecos miniaturas, conhecidos como “Playmobil”.

A exposição, que foi idealizada para comemorar o centenário da Abadia ‘La Joie Notre-Dame’, localizada em Hennebont, na Bretanha, também contou com uma animação produzida a partir de 4.500 fotos para um vídeo com duração de 15 minutos, que deu vida a muitos momentos da vida religiosa vivida pelas irmãs. 

Leia MaisO que é a vida em clausura ou a vida monástica?A vida interior de um mosteiro é motivo de muita curiosidade e, principalmente, para quem deseja vivenciar esta forma de vida religiosa. E foi por isso que as religiosas do mosteiro francês optaram pela exposição criativa para mostrar às crianças e jovens o que é a vida cisterciense no geral. Com certeza, não só as crianças aprovaram a iniciativa, como também muitos adultos que gostam de brincar com esses pequenos bonecos.

A abadia trouxe representada na exposição momentos da vida vivenciada por elas de forma bastante realista. Cenas das celebrações e dos ambientes internos mostraram como elas vivenciam as missas, orações, o trabalho cotidiano na cozinha, lavanderia, as refeições, entre outros. As cenas indicaram ainda que as irmãs não vivem apenas de oração, mas de muito trabalho e até de situações inusitadas, como por exemplo, dirigir um trator em sua horta.

A exposição ocupou muito tempo na produção dos figurinos dos bonecos, que foram costurados pelas próprias religiosas e ainda os cenários, como também as milhares de fotos que originaram o filme de animação.

Tanto a exposição quanto o filme tiveram a colaboração de Brigitte Le Roux, diretora da mostra e do filme. Essa não foi a primeira vez que ela montou uma exposição utilizando esses pequenos bonecos. Como professora de educação católica, já organizou filmes sobre a vida de Jesus para seus alunos do jardim de infância. 

Confira neste link como ficou o vídeo de animação e abaixo algumas fotos da exposição:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.