O Cristo Redentor foi iluminado na noite da última sexta-feira (16) para expressar ao mundo a mensagem da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, que convida a todos a promover a Amizade Social e superar toda e qualquer divisão entre as pessoas. Leia MaisSanta Missa no Santuário marca início da Campanha da Fraternidade 2024Confira a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade
O ato fez parte da abertura da CF no Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, devido às mudanças climáticas.
Esse evento contou com representantes das Dioceses, bispos e líderes de religiões cristãs e não cristãs e foi organizado pelos Bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1, destacou o gesto realizado em nível estadual e o gesto em comum que envolveu também não católicos.
“Pela temática, 'Fraternidade e Amizade Social', nós quisemos estender o convite não apenas às nossas Igrejas, às nossas Dioceses, mas também a representantes de outras realidades e religiões que contribuem para a construção de um mundo de paz”, afirmou.
Dom Gilson comentou a mudança do local pensado anteriormente para o evento:
“Nós pretendíamos realizar esse gesto aos pés do Cristo Redentor, pela beleza do sinal que juntos poderíamos dar. Quis a Providência Divina que não acontecesse 'lá em cima'; afinal, o nosso compromisso é 'aqui embaixo', onde as pessoas vivem seus conflitos e esperam braços abertos e palavras que as ajudem a viverem reconciliadas.”

Participações e contribuições
As crianças e músicos da Escola de Música Cristo Redentor, regidos pelo Maestro Leonardo Randolfo, executaram canções relacionadas à temática da amizade social durante o evento.
Houve também a apresentação do tema da CF 2024 feita por Beatriz Leal, doutora em Educação e assessora da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB. Além disso, representantes de diversas religiões colaboraram com reflexões acerca da Amizade Social e a superação de divisões.
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.