Igreja

Curiosidades sobre São João e suas festas

Escrito por Laís Silva

24 JUN 2023 - 07H00

Sidney de Almeida / Shutterstock

Dia 24 de junho é dia de São João e os brasileiros festejam essa data com muita alegria, pois as comemorações se misturam com as festas típicas do mês de junho, as festas juninas.

De todos os santos, ele é o único de quem celebramos o nascimento. Os demais santos são lembrados no dia de sua morte. Esta é uma das primeiras curiosidades que separamos sobre São João Batista.

Outra curiosidade é que João era filho de Isabel que era prima de Maria, ou seja, João Batista era primo de Jesus, o Salvador. O anúncio do nascimento de João Batista também foi feito pelo anjo Gabriel, o mesmo anjo que anunciou a vinda de Jesus. Leia MaisFestas Juninas: A tradição e a devoção brasileira aos santos juninos

João anunciava a vinda do Messias e pregava a todos a necessidade de conversão e do batismo. Ele quem batizava o povo no Rio Jordão, por este motivo ganhou apelido de “Batista”. Foi ele quem batizou Jesus.

Além disso é considerado o maior dos profetas. Assim como o próprio Jesus o chama no Evangelho de Mateus (11, 11): “Digo a verdade a vocês: Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista”.

Mas além dessas curiosidades relacionadas a história dos santos, temos também curiosidades sobres as festas que levam seu nome.

Uma das festas mais populares do povo brasileiro é a festa junina. Algumas delas levam o nome de alguns santos como São João, Santo Antônio e São Pedro, santos que são celebrados em junho.

A festa de São João aqui no Brasil remete a tradições como fogueiras, bandeirinhas e comidas típicas das Festas Juninas. A tradição foi trazida pelos portugueses ao Brasil na época da colonização, e os festejos começaram por aqui ainda no século XVI.

As festas trazem também curiosidades com a devoção a São João, como por exemplo, a fogueira, um elemento cultural muito visto nas festas juninas e que não é usado por acaso: refere-se a fogueira que sua mãe Santa Isabel, usou para fazer sinal para Maria, mãe de Jesus.

Outra curiosidade é que esta tradição veio coma iniciativa da Igreja Católica de substituir festas dos deuses da mitologia grega para festas que celebrassem a memória dos santos.

A festa de São João veio substituir o culto a Adônis, que coincidia com a mudança da estação naquela região, quando se encerrava o inverno e renascia a primavera, mudança climática que influenciava diretamente nas plantações e nos cultivos.

Na cultura grega eles entendiam que Adônis trazia a “boa-nova”. E como foi João Batista que anunciou a vinda do Salvador, foi ele quem nos trouxe a “boa-nova”.

Agora você pode aproveitar as festas juninas e as festas de São João observando com outro olhar toda a história e devoção que envolvem esta tradição.

Fonte: A12

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...