Dia 24 de junho é dia de São João e os brasileiros festejam essa data com muita alegria, pois as comemorações se misturam com as festas típicas do mês de junho, as festas juninas.
De todos os santos, ele é o único de quem celebramos o nascimento. Os demais santos são lembrados no dia de sua morte. Esta é uma das primeiras curiosidades que separamos sobre São João Batista.
Outra curiosidade é que João era filho de Isabel que era prima de Maria, ou seja, João Batista era primo de Jesus, o Salvador. O anúncio do nascimento de João Batista também foi feito pelo anjo Gabriel, o mesmo anjo que anunciou a vinda de Jesus. Leia MaisFestas Juninas: A tradição e a devoção brasileira aos santos juninos
João anunciava a vinda do Messias e pregava a todos a necessidade de conversão e do batismo. Ele quem batizava o povo no Rio Jordão, por este motivo ganhou apelido de “Batista”. Foi ele quem batizou Jesus.
Além disso é considerado o maior dos profetas. Assim como o próprio Jesus o chama no Evangelho de Mateus (11, 11): “Digo a verdade a vocês: Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista”.
Mas além dessas curiosidades relacionadas a história dos santos, temos também curiosidades sobres as festas que levam seu nome.
Uma das festas mais populares do povo brasileiro é a festa junina. Algumas delas levam o nome de alguns santos como São João, Santo Antônio e São Pedro, santos que são celebrados em junho.
A festa de São João aqui no Brasil remete a tradições como fogueiras, bandeirinhas e comidas típicas das Festas Juninas. A tradição foi trazida pelos portugueses ao Brasil na época da colonização, e os festejos começaram por aqui ainda no século XVI.
As festas trazem também curiosidades com a devoção a São João, como por exemplo, a fogueira, um elemento cultural muito visto nas festas juninas e que não é usado por acaso: refere-se a fogueira que sua mãe Santa Isabel, usou para fazer sinal para Maria, mãe de Jesus.
Outra curiosidade é que esta tradição veio coma iniciativa da Igreja Católica de substituir festas dos deuses da mitologia grega para festas que celebrassem a memória dos santos.
A festa de São João veio substituir o culto a Adônis, que coincidia com a mudança da estação naquela região, quando se encerrava o inverno e renascia a primavera, mudança climática que influenciava diretamente nas plantações e nos cultivos.
Na cultura grega eles entendiam que Adônis trazia a “boa-nova”. E como foi João Batista que anunciou a vinda do Salvador, foi ele quem nos trouxe a “boa-nova”.
Agora você pode aproveitar as festas juninas e as festas de São João observando com outro olhar toda a história e devoção que envolvem esta tradição.
Fonte: A12
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.