A Igreja no Brasil se une em oração pelos missionários que perderam a vida ou foram sequestrados em diversas partes do mundo.
No dia 1º de outubro, comunidades de todo o país participam do Dia de Unidade de Oração, promovido pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), com apoio da CNBB.
A cada mês, a iniciativa reúne fiéis para rezar por países marcados pela perseguição religiosa, violência e crises humanitárias. Neste mês de outubro, a atenção se volta ao número crescente de agressões contra sacerdotes, religiosas e missionários.
Entre 2022 e 2025, mais de 370 casos de assassinatos, sequestros e prisões de membros da Igreja foram registrados pela ACN:
• Em 2022, 17 religiosos perderam a vida, com destaque para episódios na Nigéria, México e Congo.
• Em 2023, os casos subiram para 132, e o Haiti passou a figurar entre os países mais violentos.
• Em 2024, foram 121 novos registros, incluindo o assassinato do padre mexicano Marcelo Pérez e o sequestro do bispo Salvador Rangel Mendoza.
• Em 2025, a Nigéria se tornou o epicentro, concentrando mais de 80% dos sequestros. Entre as vítimas, o seminarista Andrew Peter, assassinado após ser feito refém.
O Vaticano também destacou a gravidade da situação. Em setembro, a Santa Sé divulgou que mais de 1.600 mártires do século XXI já foram reconhecidos. Entre eles:
• 304 nas Américas.
• 43 na Europa.
• 277 no Oriente Médio e no Magrebe.
• 357 na Ásia e Oceania.
• 643 na África, que concentra o maior número de mortes.
Neste 1º de outubro, o Dia de Oração quer manter viva a memória dos missionários que deram a vida pela fé. Tire um momento do seu dia para rezar!
Dom Jaime deixa mensagem para o Dia da Padroeira do Brasil
Dom Jaime Spengler convida os brasileiros a confiar em Nossa Senhora Aparecida e a viver o Evangelho com esperança e respeito.
Santuário Nacional de Aparecida é o maior templo mariano do mundo
O novo episódio da série "Em Teu Santuário" traz a história, os detalhes arquitetônicos e a relevância espiritual do Santuário Nacional de Aparecida.
Papa: "O pão de cada dia não pode ficar refém da guerra"
Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia, reza pelos trabalhadores e saúda devotos do Senhor dos Milagres durante o Angelus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.