A Igreja no Brasil se une em oração pelos missionários que perderam a vida ou foram sequestrados em diversas partes do mundo.
No dia 1º de outubro, comunidades de todo o país participam do Dia de Unidade de Oração, promovido pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), com apoio da CNBB.
A cada mês, a iniciativa reúne fiéis para rezar por países marcados pela perseguição religiosa, violência e crises humanitárias. Neste mês de outubro, a atenção se volta ao número crescente de agressões contra sacerdotes, religiosas e missionários.
Entre 2022 e 2025, mais de 370 casos de assassinatos, sequestros e prisões de membros da Igreja foram registrados pela ACN:
• Em 2022, 17 religiosos perderam a vida, com destaque para episódios na Nigéria, México e Congo.
• Em 2023, os casos subiram para 132, e o Haiti passou a figurar entre os países mais violentos.
• Em 2024, foram 121 novos registros, incluindo o assassinato do padre mexicano Marcelo Pérez e o sequestro do bispo Salvador Rangel Mendoza.
• Em 2025, a Nigéria se tornou o epicentro, concentrando mais de 80% dos sequestros. Entre as vítimas, o seminarista Andrew Peter, assassinado após ser feito refém.
O Vaticano também destacou a gravidade da situação. Em setembro, a Santa Sé divulgou que mais de 1.600 mártires do século XXI já foram reconhecidos. Entre eles:
• 304 nas Américas.
• 43 na Europa.
• 277 no Oriente Médio e no Magrebe.
• 357 na Ásia e Oceania.
• 643 na África, que concentra o maior número de mortes.
Neste 1º de outubro, o Dia de Oração quer manter viva a memória dos missionários que deram a vida pela fé. Tire um momento do seu dia para rezar!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.