Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Divinópolis se prepara para criar Diaconato Permanente

Desde que dom José Carlos de Souza Campos assumiu a diocese de Divinópolis, em Minas Gerais, ele manifestou o desejo de estudar com calma esse assunto: Diaconato Permanente. "O Diaconato em nossa diocese, até então, é um ministério que antecede à Ordenação Sacerdotal. Mas, não precisa ser, necessariamente, assim", afirma dom José Carlos.

O diaconato permanente faz parte da história da Igreja e na Igreja Oriental ele nunca deixou de existir. Trata-se de uma vocação específica que deverá ser acolhida pela Igreja. Essa realidade pode ser percebida no livro dos Atos dos Apóstolos – Atos 6,1-11 .

Na ocasião, os apóstolos tiveram que instituir esse ministério para dar melhor assistência às viúvas dos gregos.  O Diácono é um ícone (imagem) de Jesus Cristo Servidor. “Quem quiser ser o maior, seja o último e o servidor de todos...”

Em algumas (arqui)dioceses o diaconato permanente já existe há mais tempo. Na diocese de Divinópolis, talvez, em razão da boa atuação dos leigos, esse ministério acabou não existindo até hoje. Mas, dom José Carlos, pensa com atenção sobre o assunto.

Em razão disso, convidou o cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da arquidiocese de Mariana, para falar aos padres sobre a experiência do diaconato permanente em sua arquidiocese. O encontro aconteceu  na última terça-feira, 10, na diocese de Divinopolis. Cônego Lauro abordou diversas questões ligadas ao Diaconato Permanente: critérios de admissão, formação, manutenção econômica, dentre outras.

Na arquidiocese de Mariana esse ministério começou com dom Luciano Mendes de Almeida, em 1993. Atualmente, a arquidiocese conta com 23 Diáconos Permanentes e 200 padres para atender 132 paróquias. 

O diácono permanente pode ser admitido ao sacramento somente após passar por diversas exigências. Deve ter 30 anos, se for solteiro e 35 se for casado. Na diocese de Divinópolis já existe uma comissão formada para estudar o assunto. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...