Por Redação A12 Em Igreja

Diocese de Penedo (AL) comemora 100 anos de história

A Diocese de Penedo situada à margem esquerda do Rio São Francisco completa em 2016 o seu primeiro centenário de criação. Para celebrar a data, a diocese preparou uma vasta programação que contará com a presença do representante do Papa Francisco, o Núncio Apostólico do Brasil Dom Giovanni D’Aniello. 

arcebispo_metropolitano_de_maceio_dom_antonio_muniz_preside_missa_pelo_centenario_da_diocese
Arcebispo de Maceió, dom Antonio Muniz preside missa dentro dos festejos do centenário. 

O bispado alagoano foi criado em 3 de abril de 1916 pela Bula “Catholicae Ecclesiae Cura” do Papa Bento XV, sendo desmembrado da então Diocese de Alagoas (atual Arquidiocese de Maceió). Entretanto, a celebração do centenário da diocese ocorre dentro dos festejos de sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário, que ocorre em outubro. 

Foto de: reprodução.

igreja_penedo

Catedral Diocesana de Penedo. 

Penedo foi o primeiro povoado do Estado de Alagoas, surgido no século XVI – por volta de 1560 a 1565 – por meio de uma expedição organizada por Duarte Coelho. Foi erguida às margens do Rio São Francisco sobre uma formação rochosa que deu origem ao seu nome.

Colonizada por portugueses e holandeses, em 1635 foi elevada à categoria de Vila de São Francisco, passando a ser cidade em 1842. Em fins do século XIX passou a ser denominada Penedo do Rio São Francisco.

Programação - A programação dos festejos conta com celebrações eucarísticas, animações litúrgicas, apresentações culturais, além da primeira obliteração do selo comemorativo do centenário da diocese e do lançamento do livro “Penedo: Patrimônio e História – Cem Anos de Criação de Sua Diocese”, de autoria do doutor Moezio de Vasconcellos Costa. 

A chegada do Núncio Apostólico ocorre nesta terça-feira (04). Ao longo de sua visita à diocese, Dom Giovanni encontra alunos e professores dos colégios católicos da região, visita comunidades, participa de um encontro com responsáveis por comunidades acolhedoras de dependentes químicos e encontra bispos do Regional Nordeste 2. No dia 06 de outubro, às 19h, preside na Catedral de Penedo a Santa Missa pelo centenário da diocese. Ao final da missa, os fiéis participam da celebração histórico-cultural dos 100 anos da Diocese de Penedo, na frente da Catedral.

Já no dia 7 de outubro, às 17h, acontece a Solenidade de Nossa Senhora do Rosário, com a celebração eucarística presidida pelo Núncio, seguida de procissão. No último dia da programação, 8 de outubro, Dom Giovanni D’Aniello visita a Santa Casa de Misericórdia pela manhã, e às 19h, encerra a programação com Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.