Por Redação A12 Em Igreja

Dom Francisco Biasin fala da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

As Igrejas cristãs vivenciam até o próximo domingo (24) a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC)

missa_abertura_hallel_2015_hyanne_patricia_1O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), em entrevista ao A12.com falou o sentido ecumênico da SOUC, que unifica as Igrejas.

“Apesar das nossas diferenças, todos dirigimos ao Pai a mesma prece. Todos ansiamos para que o tempo da unificação se encurte e que possa existir um único rebanho sob um único Pastor”.

Ouça: 

Dom Biasin explicou como o lema da SOUC desse ano, “Dá-me um pouco da tua água” (Jo 4,7), aproxima os cristãos numa reflexão sobre a Graça de Deus dada a todos e também sobre o aspecto ecumênico da preservação do meio ambiente.

“A água que Jesus dá - Ele diz - borbulha a partir de nós para a vida eterna, é a Graça de Deus. Água dada a todas as pessoas, de maneira especial aos que são batizados, portando essa água nos remete ao batismo e ao mesmo tempo nos abre na perspectiva de doá-la”.

 

Para o bispo, a unidade dos Cristãos avança a partir de ações praticadas em comum.

“Muitas vezes nos encontramos distantes uns do outros, por causa de doutrina ou interpretação, mas existem realidades que nos unem, e que nos forçam a agir de forma coletiva; por exemplo, a questão da ecologia, as questões sociais como a alimentação, se uma pessoa está com fome eu nunca pergunto se é católica ou não, pois é um irmão que está com fome”, indica.

 

A Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos conta com um subsídio que esse ano foi elaborado no Brasil. O material está disponível na página do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Baixe o roteiro para a celebração: roteiro_da_celebracao_souc

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.