Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 07 FEV 2018 - 13H11

Dom Guilherme Werlang é nomeado para diocese catarinense

Dom Guilherme Werlang até então bispo de Ipameri (GO), desde 1999, assume a diocese catarinenses de Lages. A nomeação foi divulgada nesta quarta-feira (07) pela Nunciatura Apostólica no Brasil, segundo designação do Papa Francisco. 

Dom Nelson Westrupp estava como administrador apostólico da diocese desde a saída de dom Irineu Andreassa, transferido em novembro de 2016. 


Dom Guilherme nasceu em 05 de agosto de 1950, em São Carlos (SC). Fez seus estudos eclesiásticos (Teologia e Filosofia) entre 1972 e 1977. Sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família ocorreu em 22 de fevereiro de 1976 e sua ordenação presbiteral em 02 de dezembro de 1979. O prelado é especialista em Liturgia.

Dom Guilherme foi nomeado bispo em 19 de maio de 1999 e sua posse aconteceu em 07 de agosto daquele mesmo ano. Seu lema episcopal é: “Para que todos tenha vida”.

Como bispo, dom Guilherme Werlang tem vasta atuação em vários organismos importantes da Igreja no Brasil, entre eles, a Comissão Episcopal para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; bispo acompanhante do Setor Juventude do Regional Centro Oeste; fez parte da Comissão Episcopal para a Reforma e Construção da Sede Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, mais tarde nomeada como Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora (2011 até o momento); também é membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB; além de compor a Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade e o Conselho Econômico da CNBB.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, enviou saudação em nome da CNBB ao novo bispo de Lages (SC).

"Conhecemos o seu dedicado pastoreio à diocese de Ipameri (GO) desde 1999. Apreciamos o seu serviço prestado como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB desde o quadriênio passado. Sabemos do seu pastoreio corajoso e sincero e desejamos que seu ministério continue fecundo em sua nova diocese", assinalou. 

A CNBB também cumprimentou dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP), pela sua atuação como administrador apostólico de Lages, até a nomeação do novo bispo.

Fonte: CNBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.