A Nunciatura Apostólica no Brasil, órgão que representa a Santa Sé no país, comunicou oficialmente que o Papa Leão XIV nomeou dom Paulo Romão Alves como novo bispo da diocese de Paranagá (PR).
Atualmente, dom Paulo ocupa o posto de bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Bispo desde 2017, ele é referencial da Pastoral das Escolas Católicas, da Pastoral Universitária e das Novas Comunidades.
Dom Paulo Alves Romão vai substituir o bispo emérito Dom Edmar Peron, que teve sua renúncia aceita pelo Papa Leão XIV em 20 de maio de 2025, e ocupava o cargo desde 25 de novembro de 2015, quando foi nomeado pelo Papa Francisco.
O novo bispo de Paranaguá nasceu em Barra do Jacarezinho (PR) e atualmente tem 61 anos. Formado em Filosofia na Faculdade Eclesiástica João Paulo II e de Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi ordenado presbítero em 28 de junho de 1997. Obteve ainda o grau de mestre e doutor em Teologia Sistemática pela PUC-Rio.
.:: LEIA MAIS: CNBB entrega carta ao Papa com propostas sobre crise climática
Antes de ser ordenado bispo, dom Paulo exerceu diversas funções, sendo algumas delas: professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998 – 2016); responsável diocesano do Movimento Comunhão e Libertação (2001 – 2016); diretor do Departamento de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2002 – 2016); responsável pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (2009 – 2016); pároco da Paróquia Bom Pastor (2011 – 2016); e diretor espiritual do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos (2016).
Em dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro pelo Papa Francisco. A ordenação episcopal aconteceu em 28 de janeiro de 2017, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, onde também havia se ordenado padre 20 anos antes. Escolheu por lema episcopal “Vivere Christus” (Viver pra mim é Cristo).
A Diocese de Paranaguá foi erigida em 21 de julho de 1962, por meio da bula Ecclesia Sancta, de São João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Curitiba. O território que engloba a diocese paranaense tem aproximadamente 400 mil habitantes, com 68% deles se declarando católicos (segundo senso do IBGE).
Ela compreende os municípios de Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Tunas do Paraná.
.:: LEIA MAIS: Conheça a nova Campanha da Fraternidade da CNBB para 2026
Fonte: www.cnbb.org.br
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Papa Leão XIV explica por que o Natal muda o nosso olhar
Assim deve ser o Natal, segundo o Papa Leão XIV: um encontro com um Deus próximo, que fala pela simplicidade do presépio, pelo silêncio e pela esperança.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.