Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Em Sorocaba, leigos podem aprender pintura de ícones bizantinos

O aprendizado da arte milenar bizantina está ao alcance de leigos em Sorocaba (SP). O Instituto de Teologia João Paulo II está oferecendo vagas para aqueles que desejam conhecer a arte medieval.

O Curso Prático de Pintura de Ícones Bizantinos, não pede experiência, nem conhecimento em desenho ou pintura do interessado, precisa apenas de determinação para aprender do zero a técnica.

De acordo com o padre Almir Flávio Scomparim, especializado em arte sacra e espaço sagrado, que leciona as aulas de iniciação à iconografia, a arte bizantina requer um período de seis anos para alcançar resultados, e o curso prático oferecido na arquidiocese quer ser uma introdução para incentivar o aprendizado sobre a técnica.

O curso dá destaque à iconografia bizantina, com o ensino da técnica russa, “considerada a mais sublime de todas”, destaca nota da arquidiocese.

Padre Almir explica que a técnica é repassada como na antiguidade, e por isso, o curso é limitado a menos de dez pessoas por turma.

“A arte da iconografia não se aprende no manual é um aprendizado de mestre para discípulo”, afirma padre Almir.

Esse é o terceiro ano que a arquidiocese oferece o curso.

Informações podem ser obtidas no Instituto de Teologia João Paulo II, que fica na Av. Dr. Eugênio Salerno, 60, ou ainda pelo telefone (15) 3321-2555. 

Ícones bizantinos

A palavra ícone vem do grego e significa ‘imagem’. Os ícones são quadros que representam figuras sagradas. Na cultura oriental a arte sacra bizantiza tem muita importância.

“Para a Igreja Bizantina os ícones são fundamentais, são considerados sacramentais porque mostram a encarnação de Deus. Enquanto que para a Igreja latina, são mais catequéticos e ilustrativos”, explica padre Almir.     

A arte bizantina se refere às manifestações artísticas (pintura, arquitetura, mosaico e escultura) próprias do Império Bizantino (entre os séculos V e XV). A cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, foi o mais importante centro artístico deste período.

Na pintura bizantina é destaque os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou, principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...