Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 18 JUN 2019 - 11H09

Mudança no episcopado Greco-Melquita e nota de falecimento na Diocese de Porto Velho (RO)

O Santo Padre, Papa Francisco nomeou um novo bispo para a Eparquia Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo (SP), dos Greco-Melquitas: é o monsenhor George Khoury.

Leia Mais34ª Semana do Migrante convida a lutar por políticas públicasA Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso estava vacante desde fevereiro de 2018, quando o Papa Francisco autorizou a transferência de Dom Joseph Gébara para a Arquieparquia Greco-Melquita de Petra e Filadélfia, na Jordânia. Desde então, a Eparquia no Brasil estava sendo conduzida pelo bispo auxiliar de São Paulo (SP), Dom Sérgio de Deus Borges, designado como administrador apostólico em 23 de maio de 2018.

Em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana, a eparquia é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Greco-Católica Melquita no Brasil, sendo uma das igrejas Sui Iuris.

Foi instituída em 26 de maio de 1972, pelo papa Paulo VI, sendo sua Sé a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso, na cidade de São Paulo.

Reprodução/CNBB
Reprodução/CNBB


O Monsenhor George Khoury
é natural da cidade de Safita, no Estado de Tartous, no noroeste da Síria, mas vive no Brasil desde do ano 2000, quando foi enviado ao Brasil para atuar na Pastoral da Igreja Greco-Católica Melquita. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado.

Nota de falecimento

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal


O Arcebispo Emérito de Porto Velho (RO), Dom Moacyr Grechi, faleceu na tarde da segunda-feira (17), na capital do Estado de Rondônia.

Sempre sensível à causa dos que sofrem, assumiu a defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Foi um dos criadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade que presidiu por oito anos.

Além disso, participou da criação da Faculdade Católica de Rondônia, bem como da Comissão Justiça e Paz.

Atuou ainda como delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Conferência de Aparecida, que aconteceu em maio de 2007. Dom Moacyr também era membro da Comissão da Amazônia, embora nos últimos tempos estivesse afastado por razões de saúde.

O velório acontece na Catedral Metropolitana de Porto Velho e o sepultamento será seguido da Santa Missa Exequial, marcada para as 9h da quarta-feira (19).

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.