Por Valquíria Vieira Em Igreja

“Ética na Era Digital” será tema do III Fórum de Comunicação e Marketing da ANEC

A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) realizará, de 11 a 13 de maio, o III Fórum Nacional de Comunicação e Marketing com o tema “Ética na era digital”.

comunicação, ética

O A12.com conversou com Carla Oliveira, Diretora da Divisão de Comunicação Social da PUC-Goiás, Membro do Grupo de Trabalho de Comunicação da ANEC que falou da abordagem do tema.

Carla apontou a comunicação na atualidade como uma ação de várias mãos e sentidos e que por isso é importante discutir ética.

 

"Se a ética deve ser premissa fundamental na vida de todos e em qualquer setor de atuação, [...]precisamos estar ainda mais atentos ao tema, aos riscos que a má comunicação e a falta de ética podem acarretar...", Carla Oliveira.

“... mais do que nunca é preciso falar e discutir a ética na comunicação no que chamamos de era digital. O Fórum é uma oportunidade de debater, trocar e aproveitar as melhores experiências de cada um. Se a ética deve ser premissa fundamental na vida de todos e em qualquer setor de atuação, para nós, escolas católicas, por nossa missão e vocação de formadores não só de profissionais, mas de cidadãos plenos, precisamos estar ainda mais atentos ao tema, aos riscos que a má comunicação e a falta de ética podem acarretar, sob pena de falharmos na nossa missão primeira”.

Analisando a velocidade das informações na era digital, Carla falou da necessidade do compromisso com a verdade.

“ Nesse ambiente digital, em que todos são geradores de informação e em que o processo comunicacional se efetiva em segundos, é preciso cuidar para que não se cometa injustiças em nome da pressa, da velocidade e da necessidade voraz por consumir informação, muitas delas não confirmadas ou fruto de boatos que acabam ganhando ares de verdade devido a uma apuração rasa, ineficaz, em às vezes inexistentes; pela falta do contraditório, do ouvir ou outro ou os outros lados de uma mesma história. É preciso informar, atentos às necessidades e peculiaridades de linguagem e tempo de cada meio, independente de sua natureza, mas antes de tudo é preciso ter compromisso com a verdade e respeito aos públicos a que nos dirigimos”, colocou.

O Fórum da Anec terá alguns convidados para debater o tema, entre eles estará Martha Gabriel, escritora e consultora em marketing digital.

 

 "...a ética não é um sentimento inato do ser humano, mas um acordo social que precisa ser aprendido. Infelizmente, o ensino básico da ética é feito de forma muito insipiente, agravando o problema", Martha Gabriel. 

Sobre o tema do Fórum “Ética na era digital”, Martha disse que para uma comunicação mais ética é necessário educação.

“Acredito que a única solução para uma comunicação mais ética é a educação! A disseminação das tecnologias digitais amplificou a voz do indivíduo e o impacto que ela causa no outro. Esse contexto aumenta ainda mais a importância da ética para garantir a nossa existência em comunidade e para continuarmos a evoluir como sociedade. No entanto, a ética não é um sentimento inato do ser humano, mas um acordo social que precisa ser aprendido. Infelizmente, o ensino básico da ética é feito de forma muito insipiente, agravando o problema. Algumas pessoas agem de forma antiética simplesmente por ignorância”, acredita.

Mesmo em uma era de muita liberdade de expressão a consultora ainda aponta como são importantes os limites.

“Existem dois limites fundamentais na comunicação em qualquer era: o ser humano e a tecnologia. O limite humano é regido essencialmente pela capacidade e habilidade de comunicação do indivíduo balanceadas por seus sentimentos, valores e crenças. O limite tecnológico é regido pelas possibilidades que a tecnologia apresenta para nos comunicarmos a cada instante — a era digital amplifica, e muito, essas possibilidades. A questão ética está presente nesses dois limites — tanto do indivíduo (valores e crenças) quanto da tecnologia (possibilidades de atalhos e conexões agravantes) — e acredito que seja uma dimensão essencial para a sustentabilidade social”, finalizou.

III Fórum Nacional de Comunicação e Marketing da ANEC acontecerá em Recife (PE) e as inscrições podem ser realizadas até o dia 06 de maio somente pelo site. As vagas são limitadas.

Saiba mais sobre o III Fórum Nacional de Comunicação e Marketing da ANEC.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.