Igreja

Dom Orlando traz 20 meditações de esperança para o pós-pandemia em livro

As meditações apresentadas pelo arcebispo pretendem ajudar a aprofundar e amadurecer o amor eucarístico.

Escrito por Redação A12

03 NOV 2021 - 08H37 (Atualizada em 03 NOV 2021 - 10H02)

Thiago Leon

A Eucaristia é um sacramento dinâmico. Transforma os cristãos, sustenta a vida de fé, ilumina a vida, dá força e consolação nas dificuldades, purifica as consciências, educa para a comunhão, perdoa e repara os pecados.

Quem não é tomado de alegria pelo dom desse sacramentoQuantas lições de humildade, paciência, hospitalidade, gratuidade, aprendemos na escola de Jesus sacramentado?

Esta é uma reflexão presente no novo lançamento da Editora Santuário, de autoria do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, intitulado: "Eucaristia: 20 meditações de esperança no pós-pandemia". 

Nesta nova publicação, as 20 meditações apresentadas pelo arcebispo pretendem ajudar a aprofundar o amor eucarístico, para que não se torne uma devoção apenas sentimental, uma piedade de refúgio, uma adoração individualista, intimista e de petição. O objetivo do autor é contribuir para que o leitor alcance cada vez mais uma forma eucarística de se viver.

“Celebremos a eucaristia para que sejamos eucarísticos no cotidiano; e quem é eucarístico, no dia a dia, celebra com mais profundidade a missa. É fácil rezar a missa, difícil é ser eucarístico”, escreve Dom Orlando Brandes em um trecho da publicação. 

O diretor editorial adjunto da Editora Santuário, padre José Luis Queimado, ao comentar a proposta da nova publicação, reforça essa ideia de amadurecimento da devoção eucarística. 

"A Eucaristia não deve ser só uma devoção, a Eucaristia precisa nos transformar. Então, ao ler este livro você vai ver que há um convite para que você se entregue verdadeiramente a este sacrifício e que se torne algo espiritual, que você encarne a Eucaristia no seu dia a dia e produza frutos", disse o diretor em entrevista ao A12

Alessandro Cardoso
Alessandro Cardoso
Padre José Queimado apresenta publicação

Sobre o título do livro que indica um itinerário de 20 meditações, o diretor comenta como elas podem ajudar a vencer as dores e as frustrações que surgiram com a pandemia.

"Na Eucaristia nós podemos encontrar a esperança, por isso, meditações de esperança para que não percamos a fé, a confiança e a esperança em Deus, porque é na Eucaristia, através do Sacrifício do filho de Deus que nós podemos ter consciência de que não estamos abandonados e não estamos sozinhos. Ao ler este livro, acredito eu, que você vai renovar essa vontade de participar desta ação de graças e deste momento com os irmãos de comunhão onde você sairá transformado", assinala. 

O fundador da congregação dos Missionários Redentoristas, Santo Afonso Maria de Ligório, ensina que as Visitas a Jesus Sacramentado representam a oportunidade de manifestar a Deus nossa amizade e nosso amor, estreitando com o Senhor nosso relacionamento filial, ou seja, é preciso colocar-se diante do Santíssimo Sacramento e deixar o coração falar.

Nessa obra, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, fala do mistério eucarístico em suas diversas dimensões: eclesial, magisterial, espiritual, sacramental e pastoral.

A teologia eucarística de Dom Orlando não deixa para trás ainda, a preocupação com o dia a dia, a dignidade humana, o amor ao próximo, a unidade, o mundo da cultura, dos pobres, da ecologia, dos desafios, das urgências e sombras do tempo presente e, finalmente, da necessidade emergencial de uma mística eucarística, que ajude a ser Igreja no contexto da pós-pandemia. Por meio da meditação, contemplação e interiorização do mistério eucarístico, o autor deseja fomentar nos fiéis a “eucaristização” da própria vida.

Adquira aqui este lançamento da Editora Santuário

BIOGRAFIA DO AUTOR

Dom Orlando Brandes nasceu em Urubici (SC) e fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado padre em Francisco Beltrão. Como sacerdote, exerceu os seguintes encargos: foi professor no Instituto de Teologia de Santa Catarina; reitor do Seminário Maior, em Florianópolis; pregador em retiros espirituais; diretor do Instituto de Teologia de Santa Catarina; membro do Tribunal Eclesiástico de Florianópolis; conferencista e pregador de missões. Em 1994, o Papa João Paulo II o nomeou bispo de Joinville. Posteriormente, foi nomeado arcebispo de Londrina pelo Papa Bento XVI. Em 2016, foi nomeado arcebispo de Aparecida pelo Papa Francisco.

Fonte: Informações com Editora Santuário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...