Por Polyana Gonzaga Em Igreja Atualizada em 15 JUL 2019 - 09H04

Morre Cláudio Pastro, maior nome da arte sacra brasileira na atualidade

Autor das obras sacras do Santuário Nacional de Aparecida, Cláudio Pastro era um dos nomes mais renomados da arte plástica do Brasil.


Thiago Leon
Thiago Leon

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 19 de outubro, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), o artista sacro Cláudio Pastro. O corpo será velado no Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra.

Ele estava internado há cerca de 15 dias e morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu sepultamento aconteceu às 16h, no cemitério do Mosteiro, precedido da Eucaristia em ação de graças por sua vida e ressurreição.

“Rezemos ao bom Deus que acolha em sua casa este servo bom e fiel!”, declarou o Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, ao divulgar a notícia nas redes sociais. Em nota, o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis manifestou profundo pesar pelo falecimento de Pastro e afirmou que suas obras permanecerão como uma perene recordação de sua fé e seu talento.

"Cláudio Pastro deixa sua marca de artista sacro em inúmeras obras realizadas em igrejas e capelas pelo Brasil e no exterior, sua maior obra, porém, fruto de seu talento e trabalho e amor à Virgem Maria se encontra na Basílica Nacional da Padroeira do Brasil, cujo ápice é a Cúpula, que, nas suas palavras, 'deseja ser um hino de louvor e ação de graças, através da liturgia, o Mistério Pascal celebrado nesse lugar'", afirmou o Cardeal Damasceno.

:: Veja fotos de algumas das obras de Cláudio Pastro ::

Neste momento de tristeza o Santuário Nacional expressa seus sentimentos aos familiares e amigos, e oferece todo apoio. Rezamos por este devoto de Nossa Senhora Aparecida que partiu para o céu e enviamos o nosso abraço aos familiares de Pastro.

 

Artista sacro Cláudio Pastro, autor das obras do Santuário de Aparecida

O ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio Silva falou sobre os trabalhos do artista sacro e afirmou que nos 61 anos de construção da Basílica, Cláudio Pastro aparece em um momento bastante significatico.

“Receber a notícia do falecimento de Cláudio Pastro é motivo de tristeza, pois perdemos alguém que está intimamente ligado com a arte e a construção da Basílica Nova. Por outro lado também é motivo de esperança por saber que ele deixa sua marca e sua espiritualidade em toda a Basílica. Nesses 61 anos de construção da Basílica Nova, Cláudio Pastro aparece em um momento bastante significativo, que é a construção das obras internas trazendo elementos da catequese litúrgica, bíblica e da espiritualidade própria do artista”, afirmou.

Padre Daniel afirmou que Pastro foi missionário através da beleza de sua arte. “Cláudio Pastro se vai de nossa proximidade, mas continua conosco e se eterniza através das suas obras, deixando um serviço pastoral e missionário. Pastro foi missionário através da beleza de sua arte. Nosso grande agradecimento e homenagem a este homem que faz parte da história do Santuário Nacional e da Igreja do Brasil. Que descanse em paz. Nós continuaremos, através de sua lembrança e memória, passando para outras gerações o que ele fez junto ao Santuário”.

O artista sacro de Aparecida

Cláudio Pastro era considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área. Paulistano, nascido em 16 de outubro de 1948 em uma família católica, é especializado em arte sacra e tem suas obras baseadas no Concílio Ecumênico Vaticano II. Grande devoto da espiritualidade beneditina, recebendo inclusive o título de oblato.

Formado em Ciências Sociais pela PUC, em 1972, se dedicava à arte sacra desde 1975, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Entre diversos trabalhos realizados em diversos lugares do mundo, se destaca o acabamento do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde atuam os Redentoristas de São Paulo, além de trabalhos realizados nos conventos da Província.

Infância

Pintando desde os cinco anos de idade, Pastro usava os papéis de pão que a mãe Aloísia, chamada por todos de Luizita, guardava para ele desenhar e rabiscar.

No campo artístico recebeu influência do pai, que o presenteou com um Long Play, um vinil, com o Lago do Cisne, de Tchaicowky, e das Irmãzinhas da Assunção, cujo mosteiro localizava-se na Alameda Lorena, bem em frente à casa em que a família morava.

Suas primeiras obras foram na capela do Mosteiro Nossa Senhora da Paz em São Paulo. Vieram então as criações para o Colégio Santo Américo e para outras igrejas. Aos poucos foi se tornando conhecido.

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Cláudio Pastro, juntamente com o fotógrafo Fabio Colombini, é autor do Livro Aparecida.

O Santuário Nacional de Aparecida

Responsável pela preparação do maior Santuário mariano do mundo, Claudio Pastro está à frente da concepção artística, criação de painéis, vitrais e tantas obras da Basílica de Aparecida desde 1999. Entre tantas obras é autor do Nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida, da Medalha dos 300 anos e da Cúpula Central, em fase de finalização na Basílica de Aparecida.

 

Eu fico muito feliz pelo privilégio de ter sido escolhido e por ouvir que as pessoas mais simples e as mais sofisticadas tem o mesmo sentimento: ao entrar na Basílica não querem sair.

Ao caminhar pelos corredores do Santuário Nacional, nota-se a grandiosidade da Basílica dedicada a Padroeira do Brasil e observa-se o colorido e os traços marcados pelas obras de Pastro.

Também é autor do monumento em homenagem aos 300 anos do encontro de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, inaugurado recentemente nos jardins do Vaticano, em Roma, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP) e futuramente em Brasília (DF) na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em entrevista recente e exclusiva ao A12.com, Pastro explicou o significado da peça dedicada a Padroeira.

Cláudio Pastro ainda falou sobre a catequese de suas obras sacras e do privilégio de conceber tantas obras.

Esta igreja é única! Temos uma Basílica, onde a manifestação de Deus, a verdade e a gratuidade resultam em beleza, luz, esplendor. Eu fico muito feliz pelo privilégio de ter sido escolhido e por ouvir que as pessoas mais simples e as mais sofisticadas tem o mesmo sentimento: ao entrar na Basílica não querem sair. Isso basta. Nem todo mundo entende, pois a fé é um crescimento interno e essas obras são um convite para isso”, afirmou.

Assista a entrevista:

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