Faleceu, aos 86 anos, o bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo, dom Estanislau Amadeu Kreutz, na noite deste domingo (06), por falência múltipla de órgãos, em consequência de problemas de fígado. Dom Estanislau foi o segundo bispo da diocese gaúcha e, desde novembro, estava enfermo.
Dom Estanislau está sendo velado, desde a noite de domingo, na Catedral de Santo Ângelo. A Missa de Corpo Presente será nesta segunda-feira (07), no mesmo local, às 15h30. Logo a seguir, dom Estanislau Amadeu Kreutz vai ser sepultado na Cripta da Catedral de Santo Ângelo.
Com o falecimento de dom Estanislau Amadeu Kreutz, o episcopado gaúcho passa a contar com 32 bispos, entre titulares e eméritos.
Vida de dom Estanislau Amadeu Kreutz
Foto de: www.diocesedesantoangelo.org.br
A ordenação episcopal de dom Estanislau
deu-se em setembro 1972.
O bispo emérito nasceu no dia 1º de julho de 1928, em Santo Cristo. Fez seus estudos em Santo Cristo e Santa Rosa. Em 1941, ingressou no Seminário São José de Cerro Largo. Continuou seus estudos em Santa Maria, no Seminário São José. Cursou Filosofia e Teologia em São Leopoldo, com os padres jesuítas, de 1948 a 1954. Foi ordenado presbítero no dia 28 de novembro de 1954, em Santo Ângelo.
Como padre, foi vigário paroquial de Tucunduva, pároco em Campina das Missões e reitor do Seminário de Cerro Largo. Foi então complementar seus estudos em Roma, fazendo especialização em Sociologia Religiosa e doutorado em Teologia Sistemática na Universidade São Tomás. De volta ao Brasil, foi assistente dos seminaristas maiores da Diocese de Santo Ângelo e professor de Teologia no Seminário Maior de Viamão. A partir de 1970, foi reitor do Seminário Pe. Adolfo Gallas de Santo Cristo, e em 1972 foi coordenador diocesano de Pastoral e secretário de dom Aloísio Lorscheider (08/10/1924 - 23/12/2007), primeiro bispo de Santo Ângelo.
Em 19 de junho de 1972, Paulo VI nomeou-o bispo auxiliar na diocese. A ordenação episcopal de dom Estanislau Amadeu Kreutz deu-se no dia 17 de setembro de 1972, na Igreja Ascensão do Senhor de Santo Cristo. Seu lema episcopal é “Spe Gaudentes” − Alegres na Esperança (Rom 12,12).
A partir da transferência de dom Aloísio Lorscheider para ser arcebispo metropolitano de Fortaleza (CE), dom Estanislau foi nomeado vigário capitular, vindo a assumir como bispo diocesano no dia 24 de fevereiro de 1974. Além de dirigir a Diocese de Santo Ângelo, ele foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral do Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e vice-presidente do RS3. Além disso, pela CNBB Sul 3, dom Estanislau Amadeu Kreutz atuou como bispo referencial do Setor Vocações e Ministérios e também da Pastoral da Juventude.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.