Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Famílias afetadas pela chuva recebem ajuda de paróquia em Rio do Sul (SC)

Os efeitos dos eventos climáticos já contabilizam milhares de desalojados em 72 cidades catarinenses atingidas pelas chuvas na última semana.

Em todo o Estado, mais de 22 mil pessoas foram afetadas, somando um total de seis mil residências que foram atingidas pelas fortes chuvas que caem desde sexta-feira (20). Mais de 14.300 pessoas estão desabrigadas. Os dados foram atualizados na manhã desta terça-feira (24) pela Defesa Civil estadual.

Rio do Sul contabiliza cerca de 1.500 pessoas desalojadas e 536 desabrigadas. O prefeito Garibaldi Ayroso decretou situação de emergência. O Rio Itajaí-Açu alcançou 10 metros acima do nível normal e inundou 18 bairros.

Foto de: Corpo de Bombeiros/Governo SC.

Sobrevoo em Rio do Sul, cidade catarinense atingida pelas chuvas. 

 

Para acolher as famílias, cerca de 20 abrigos foram disponibilizados na cidade, segundo informações do Governo de Santa Catarina - incluindo a Igreja de São Sebastião, que desde sexta-feira (20) acolhe 27 famílias, reunindo cerca de 150 pessoas em um galpão da comunidade.

Segundo José Pinto, voluntário da comunidade, as famílias pertencem a COHAB, um bairro que foi bastante atingido pelas chuvas. Ele e a esposa acolheram em casa três famílias.

Para José, o que falta no trabalho de acolhida das famílias é mais organização, porque o local não tem infraestrutura para acolher tantas pessoas. “A gente sempre tem feito um trabalho com as famílias, damos o máximo de nós”, frisou o voluntário.

O pároco da Paróquia São Judas Tadeu, padre Lucas Ignácio Scheid, da qual pertence a comunidade São Sebastião, contou que “estão fazendo todo o possível, acolhendo as famílias desabrigadas”. Padre Lucas disse ainda que as chuvas desse ano estão sendo menos intensas em comparação ao ano de 2011, que segundo ele foi “terrível” para toda a região.

Com o trabalho antecipado de remoção das famílias realizado pela Defesa Civil, a sede da paróquia está guardando os móveis e eletrodomésticos dos paroquianos, até que possam retornar para as suas casas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...