Por Marília Ribeiro Em Igreja

Férias: Pais devem dosar e acompanhar o tempo de internet dos filhos

criança internet

É no período das férias escolares que as crianças e adolescentes exigem dos pais muita criatividade, para estimular atividades em que os filhos se atenham e se divirtam. A internet tem sido um caminho muito utilizado, primeiro pela variedade de conteúdo, segundo pela comodidade das crianças estarem em casa. No entanto, apesar de todo conhecimento e diversidade que esse mundo da internet oferece, é importante que os pais saibam dosar e acompanhar o tempo dos filhos na rede.

A instrutora de informática Tatiana Karina Bittencourt explica, em entrevista ao portal A12.com, que duas horas diárias são suficientes para as crianças.

Destacou os diversos problemas do uso excessivo do computador e comentou que o papel dos pais, diante dessas orientações, é serem guias e mediadores da relação dos filhos com a tecnologia.

A professora de informática afirmou que não existe uma idade ideal para o uso da internet e das redes sociais, destacando que esse controle está mais relacionado ao amadurecimento e a educação transmitida pela família.

Para finalizar, Tatiana pontuou três dicas para melhor orientar os pais:

Para que seus filhos não fiquem tão vulneráveis na rede, algumas orientações são importantes:

  • Os filhos devem ser estimulados a contar para seus pais sobre as experiências que viveram na internet.
  • Informações pessoais (como telefone, endereço, nome da escola, onde os pais trabalham etc.) e senhas não devem ser compartilhadas com terceiros, nem com amigos do seu filho.
  • Deixe claro que as crianças devem aceitar apenas pessoas conhecidas em suas redes sociais e seguir os limites de idade de cada site.
  • Certifique-se de que seu filho nunca marcará encontros com alguém com quem ele interagiu apenas nas redes sociais.
  • Não falar mal de amigos na rede e não fazer postagens em excesso.

Para ajudar nessa tarefa é possível filtrar qualquer conteúdo que seja prejudicial e controlar a atividade on-line com software de internet avançado. Também é possível rastrear os sites visitados (através do histórico) para supervisionar o que os filhos andam fazendo na web. E muito diálogo, sempre.

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.