Por Marília Ribeiro Em Igreja

Formação em São José dos Campos (SP) propaga exemplos de vida e a missão de Maria

Estão abertas até 6 de fevereiro as inscrições para o curso de Mariologia e Liturgia que vai acontecer em São José dos Campos. O curso é uma parceira da Faculdade Católica e a Escola Teológico-Catequética da Diocese de São José dos Campos e faz parte do Núcleo de Cursos e Atividades de Extensão da Faculdade.

curso mariologia e liturgia SJCA coordenadora da Escola Teológica-Catequética, Claudia Alice Motta Dischinger de Lima, explica que o objetivo do curso é oferecer subsídios que levem à compreensão do significado da vida e da missão de Maria na economia da salvação com seus desdobramentos para a vida e a missão da Igreja, bem como orientar a ação dos fiéis de modo a torná-la participativa e plena segundo o previsto pela Igreja.

O curso será composto de 16 encontros, aos sábados das 14h às 17h30, com início previsto para o dia 7. As turmas serão de até 70 pessoas. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Faculdade Católica, Av. São João nº 2560, o investimento é de R$ 60,00. Informações no telefone (12) 4009.8383.

Confira o conteúdo do curso:

LITURGIA
Introdução Geral – Conceitos fundamentais: LITURGIA, RITO E CELEBRAÇÃO
- O Culto na época do Novo Testamento
- A Liturgia na Era dos Mártires
- O Culto Cristão na Igreja do Império
- De Gregório Magno a Gregório VII
- De Gregório VII a Trento
- De Trento ao Movimento Litúrgico
- O Movimento Litúrgico
- A Constituição de Liturgia do Vaticano II “Sacrosantum Concilium”
- O pós-concílio 

MARIOLOGIA
- Maria na Sagrada Escritura: Antigo Testamento (Gn 3,15; figuras). Novo Testamento: vida, missão e compreensão de Maria nos evangelhos, Atos dos Apóstolos e Apocalipse. 
- Maria na Tradição da Igreja: Escritos dos Santos Padres. 
- Dogmas Marianos: maternidade divina, virgindade, imaculada conceição e assunção. 
- Maria na devoção popular: títulos e orações marianas. 
- Maria na arte e nas diversas religiões. A intercessão mariana. 
- A questão das aparições: significado, critérios de avaliação, postura da Igreja.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...