Como você pode conhecer aqui no A12, todo o país tem paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, como, por exemplo, a Catedral Metropolitana de Brasília (DF). Neste dia 10 de junho, celebramos os 62 anos da proclamação da Padroeira do Brasil como patrona da capital federal.
A intercessão de Maria fez parte da implantação da Arquidiocese no Distrito Federal pelo Papa São João XXIII, através da bula Quandoquidem Nullum, em janeiro de 1960.
“Pôr-se-á a Cátedra Episcopal no templo de Nossa Senhora Aparecida, isenta de toda a mancha do pecado, templo a ser proximamente dedicado à mesma Virgem, e que elevamos dignidade de igreja arquiepiscopal com todos os direitos, honras e privilégios que a tais templos o direito comum outorga”, diz parte do documento.
Dois anos após a criação da Arquidiocese, em 10 de junho de 1962, quando a Igreja celebrava a Festa de Pentecostes, a Mãe Aparecida e São João Bosco foram oficialmente declarados como padroeira e co-padroeiro de Brasília, respectivamente. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Dom José Newton Baptista, e contou com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek, autoridades eclesiásticas, políticas e o povo da recente capital do país.
Para se ter ideia da importância e da graça da cidade ser abençoada pelas mãos de nossa Mãe, a imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi levada do Santuário Nacional para a nova Catedral de Brasília, que ainda estava em construção, pelo Cardeal Carlos Carmelo Mota, na época Arcebispo de São Paulo.
Outra providência de Deus foi que a Arquidiocese da capital federal foi Iniciada de forma diferente de todas as outras dioceses do Brasil, pois teve que contar com a bondade de diversos bispos e congregações do Brasil que enviaram padres, religiosos e seminaristas para constituir o seu clero.
O primeiro seminarista de Brasília foi o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, que acompanhou Dom José Newton durante os primeiros trabalhos de evangelização no Distrito Federal, onde Dom Damasceno foi ordenado padre, Bispo Auxiliar, e ficou residente até 2004, quando foi enviado por São João Paulo II para ser Arcebispo de Aparecida, e ficou durante 13 anos na Capital Mariana da Fé.
Além dos padres diocesanos, muitas congregações ajudaram nestas seis décadas de Arquidiocese: Lazaristas, Salesianos, Missionários do Sagrado Coração, Redentoristas, Dominicanos, carmelitas, Agostinianos, Camilianos, Capuchinhos, Estigmatinos, Sacramentinos, Jesuítas, Espiritanos, Verbitas, Cordimarianos, Missionários da Consolata.
.:: 63 anos da Torre Brasília: confira curiosidades da construção
Fonte: Arquidiocese de Brasília
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
CNBB divulga programação do Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros
Seminário de Iniciação à Vida Cristã da CNBB reúne mais de 150 inscritos e discute temas como catequese e mídias digitais. Saiba mais.
Ezequiel, o profeta da esperança
O livro de Ezequiel é o tema do Mês da Bíblia 2024, com o lema “Porei em vós o meu Espírito e vivereis” (Ez 37,14), refletindo a esperança e a presença de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.