No dia da Rainha e Padroeira do Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou Nossa Senhora Aparecida em suas redes sociais:
“De norte a sul, de leste a oeste, nordeste e sudeste, um só povo, uma só fé. Reunidos aos pés da Mãe Aparecida, os bispos do Brasil representam cada comunidade, cada fiel, cada coração que confia na proteção da Padroeira. Sob o manto de Nossa Senhora Aparecida, colocamos o nosso país e toda a Igreja no Brasil.”
O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, escreveu um artigo para o portal da CNBB, com um convite para “mergulhar, com a inteligência da fé, no denso conteúdo teológico, profético e missionário que emana” do episódio do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Paraíba do Sul.
Dom Orani convida a compreender Aparecida situando-a no evento de 1717 que salienta, não foi um acaso. “Deus irrompe na história concreta, no Brasil Colônia, num contexto de dificuldades econômicas e de tensões sociais”, trazendo ao Brasil a visita de Maria, assim como a intercessão da Rainha Ester que pede pela vida de seu povo na Primeira Leitura (Ester 5,1b-2;7,2b-3)
O Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília, que participou do 5º dia de Novena da Padroeira no Santuário Nacional, em artigo ao Vatican News, também relembra o encontro da imagem em 1717 e o início de sua veneração.
E afirma que “o mistério de Aparecida continua a nos iluminar hoje nas nossas dores, alegrias e esperanças e a indicar o caminho da Evangelização como caminho da Igreja”.
Dom Murilo S.R. Krieger, scj, Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia, em artigo para o veículo de comunicação do Vaticano, inspirou-se na Segunda Leitura deste 28º Domingo do Tempo Comum, o Apocalipse (12, 1).
“Apareceu no céu um grande sinal. Neste dia 12 de outubro, estamos, ao menos com o coração, no maior santuário mariano do Brasil, porque fomos atraídos por um outro grande sinal - sinal que não apareceu no céu, mas nas águas do rio Paraíba, 308 anos atrás. O encontro da imagem pelos pescadores - imagem que passou a ser conhecida como "Aparecida", como "Nossa Senhora Aparecida" - começou, aos poucos, a iluminar o céu de nossa terra; a atrair multidões para aquela cidade; fez com que se multiplicassem, pelas terras brasileiras, catedrais, igrejas, pequenas e humildes capelas dedicadas à Padroeira do Brasil.”
:: Acompanhe notícias da Festa da Padroeira em a12.com/padroeira
Fonte: CNBB/Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.