Por Redação A12 Em Igreja

Igreja do Morro da Conceição no Recife será elevada a santuário arquidiocesano

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, no Recife (PE), será elevada a santuário arquidiocesano no próximo mês durante a 111ª festa em honra de sua padroeira. A "Festa do Morro", como é popularmente conhecida, têm início no próximo dia 29 e a cerimônia de elevação será realizada no dia 8 de dezembro, no dia dedicado à Imaculada Conceição. A "Festa do Morro" é uma das mais tradicionais festividades da Igreja Católica no Estado.

Foto de: arquivo da paróquia. 

paroquia_morro

Missa durante os festejos, em 2014. 

 

O tema da festa desse ano: “Maria, reflexo da Divina Misericórdia”, está em sintonia com o Ano da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, que terá sua abertura em todo o mundo nesse mesmo dia.

As comemorações, no domingo (29), iniciam com a Procissão da Bandeira. A concentração está marcada para às 17h, no Sítio Trindade, de onde o andor sairá às 18h. A caminhada seguirá até a Praça da Conceição, onde será celebrada uma missa campal, presidida pelo padre José Roberto França.

No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, dia 8 de dezembro, a partir da meia-noite, serão celebradas missas a cada duas horas até às 10h.

A procissão de encerramento do novenário terá concentração a partir das 14h. O cortejo sairá do Forte do Brum, área central do Recife, às 15h. Com um percurso de aproximadamente 7 quilômetros, a caminhada seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição. A missa solene de encerramento será campal, presidida pelo arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na ocasião, será lido o decreto que oficializa a elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro ao título de Santuário Arquidiocesano.

Foto de: reprodução. 

imagem_morro

Monumento onde fica exposta a
imagem da Imaculada Conceição. 

Restauro da imagem da Imaculada Conceição 

No último domingo (22), a Paróquia recebeu a imagem de sua padroeira que passou por um processo de restauração. A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 quilos. A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

A "Festa do Morro" é realizada desde 1904, com a comemoração do cinquentenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

Mais informações no site da festa. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.