Igreja

Dioceses em Minas Gerais e Pará recebem novos Bispos

CNBB comunicou a nomeação do Vaticano para o episcopado nas dioceses de Cametá (PA) e de Almenara (MG)

Escrito por Redação A12

12 ABR 2023 - 09H24 (Atualizada em 12 ABR 2023 - 10H57)

CNBB

O Papa Francisco nesta quarta-feira (12) informou à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeações de novos pastores para cuidar de duas dioceses.

Leia MaisBispos brasileiros falam da amizade com o Papa FranciscoO primeiro bispo redentorista de AparecidaPadre José Hamilton de Castro, de Guaxupé (MG) será bispo da Diocese de Almenara, também no estado de Minas Gerais, cargo vacante desde agosto de 2022, quando Dom José Carlos Brandão Cabral foi transferido para a Diocese de São João da Boa Vista (SP).

Ordenado como presbítero em 1997, já trabalhou nas funções de vice-reitor do seminário São José, em Guaxupé, na reitoria da Casa de Formação Presbiteral Nossa Senhora das Dores, em Pouso Alegre (MG), vigário da paróquia da catedral, administrador em duas paróquias, formador de Teologia e integrou o Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da diocese mineira.

Seminário Diocesano São José - MG
Seminário Diocesano São José - MG
Padre José Hamilton de Castro

"Que como o Santo Padre, o senhor se deixe marcar pelas 'surpresas de Deus' neste tempo em que foi enviado em missão para a Igreja particular de Almenara (MG). Que o nosso Deus, que nos amou tanto, o cubra de bênçãos neste seu novo ministério e nos faça entender que é o amor que dá perfeição às nossas obras”, diz um trecho da mensagem da presidência da CNBB ao novo bispo.

Na Região Norte, para a Diocese de Cametá (PA), foi nomeado o padre Ivanildo Oliveira Almeida, que atualmente está em Imperatriz (MA).

Esta Igreja Particular também estava com a função vacante desde março de 2022, quando Dom José Altevir da Silva foi nomeado bispo para a prelazia de Tefé (AM).

Diocese de Imperatriz - MA
Diocese de Imperatriz - MA
Padre Ivanildo Oliveira

O futuro bispo da diocese paraense é sacerdote desde 2001, cursou mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Também já foi reitor do Seminário Maior Bom Pastor, na diocese de Imperatriz, trabalhou como vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão e como atual função, é diretor geral do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma).

Dom Walmor Oliveira de Azevedo e demais membros da presidência da CNBB também enviaram uma mensagem felicitando o padre Ivanildo pela nomeação.

"Nesta caminhada que dá início à segunda década da história da diocese, possa ser seu pastoreio sinal de consolidação das forças evangelizadoras e da presença eclesial que anuncia e constrói o Reino de Deus, e promove vida plena".

Dom Alberto Taveira fala da sua devoção à Mãe Aparecida


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...