Igreja

Igreja paulista tem pinturas de todos os papas no teto

Paróquia de Santo Antônio de Cachoeira, em Piracaia (SP) surpreende os fiéis por retratar o rosto dos 267 pontífíces em seu teto interno. Leão XIV já está lá!

Escrito por Beatriz Nery

05 NOV 2025 - 10H09 (Atualizada em 05 NOV 2025 - 14H24)

Reprodução/TV Vanguarda

No interior de São Paulo, a Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, em Piracaia, chama a atenção de fiéis e curiosos por um detalhe raro: o teto exibe retratos de todos os papas da história, de São Pedro ao atual Papa Leão XIV.

Fundada em 1817, a paróquia, pertencente à Diocese de Bragança Paulista, é considerada o marco zero da cidade e um dos mais antigos patrimônios religiosos do Estado.

No sábado, dia 1º de novembro de 2025, a comunidade viveu um novo capítulo dessa história com a instalação do retrato de Leão XIV, substituindo o de Francisco após seu falecimento.

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal De 2013 a 2025, Francisco esteve no teto da Igreja em Piracaia (SP)

Durante a cerimônia, uma estrutura mecânica desceu o quadro anterior e fixou o novo, mantendo viva a tradição artística da sucessão papal na paróquia.

O maior retrato do conjunto pertence a São Pedro, o primeiro Papa. O quadro do Pontífice em exercício ocupa o segundo maior espaço e, ao término do pontificado, é realocado junto aos demais, compondo a galeria dos 267 papas anteriores.

Inspiração romana e arte brasileira

A ideia nasceu inspirada na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, onde os retratos dos Papas formam uma longa galeria sagrada.

Em Piracaia, porém, a configuração é única no mundo: o teto abobadado da matriz abriga uma sequência de quadros pintados à mão, organizados em fileiras que simbolizam a continuidade da Igreja.

O primeiro artista a iniciar o projeto foi o lituano Antonas Navickas, na década de 1940. Depois, outros nomes deram continuidade, como o mineiro Luiz Esteves e o piracaiense Wagner L. Melo Silva, que restaurou as obras e criou os retratos dos últimos pontífices, incluindo Francisco e Leão XIV.

Em 2007, a igreja precisou ser interditada por problemas estruturais, após laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A comunidade local se uniu para restaurar o edifício, salvar as obras sacras e preservar o teto histórico. Desde então, a matriz voltou a ser símbolo de devoção, arte e memória religiosa, atraindo visitantes, estudiosos e devotos de várias regiões.

Hoje, a Paróquia de Santo Antônio da Cachoeira é reconhecida como uma das poucas no mundo a reunir todas as imagens dos Papas em um único espaço sagrado.

:: Conheça curiosidades dos santuários do Brasil e do mundo em nosso site especial!

Fonte: Jornal Piracaia Hoje/G1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...