Igreja

Iniciativas da Igreja Católica para o cuidado do meio ambiente

Nos últimos 20 anos, cinco Campanhas da Fraternidade abordaram o cuidado com a Casa Comum

Escrito por Elisangela Cavalheiro

21 SET 2021 - 10H08 (Atualizada em 21 SET 2022 - 11H50)

A Igreja sempre se preocupou com o cuidado e o futuro da criação e, nos últimos anos, tem oferecido grandes contribuições acerca deste tema. 

No Brasil, 21 de setembro é o Dia da Árvore e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Entre elas, no caso da Igreja no Brasil, temos a realização de diversas Campanhas da Fraternidade discutindo questões relacionadas ao meio ambiente. Só nos últimos 20 anos, 5 campanhas versaram sobre temas relacionados à natureza, tamanha é sua preocupação. 

Leia MaisEconomia de Francisco: adolescentes e o compromisso com a ecologia integralEcologia e teologiaO Papa Francisco, que tem seu pontificado e magistério enraizado na figura de São Francisco, o Patrono da Ecologia, tem dado contribuições importantes, como por exemplo, a publicação do primeiro documento pontifício dedicado à Ecologia, a Laudato Si. 

Ao analisar as diversas iniciativas, consideramos as que têm algum destaque no Brasil e no mundo. No entanto, sabemos que existem ainda inúmeras iniciativas de base, como campanhas diocesanas, caminhadas, movimentos, eventos, entre outros, que estão considerando a questão no ambiente eclesial. 

>> Se você conhece alguma iniciativa, escreva nos comentários e compartilhe essa boa notícia! 

Confira a nossa lista de iniciativas já realizadas pela Igreja, tanto no Brasil como no mundo. 

Iniciativas da Igreja católica para o cuidado do meio ambiente

Campanhas da Fraternidade - Brasil

Ao longo de seus mais de 50 anos de existência, a Igreja no Brasil já realizou diversas Campanhas da Fraternidade com a temática ambiental.

Este momento oferece reflexão a toda a comunidade católica brasileira e oportuniza maior reflexão sobre um assunto e, consequentemente, o debate e a realização de ações sociais e religiosas.

Esses foram os temas já apresentados nas CF's:

1986 – Tema: Fraternidade e terra. Lema: Terra de Deus, terra de irmãos
2004 – Tema: A fraternidade e a água. Lema: Água, fonte de vida
2007 – Tema: Fraternidade e Amazônia. Lema: Vida e missão neste chão
2011 – Tema: Fraternidade e a vida no planeta. Lema: A criação geme como em dores de parto
2016 – Tema: Casa comum, nossa responsabilidade (Campanha Ecumênica). Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.
2017 - Tema: Fraternidade - Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida. Lema: Cultivar e guardar a criação.

Pastorais do Meio Ambiente - Brasil

As Pastorais do Meio Ambiente ou da Ecologia são fruto da reflexão da Igreja, particularmente por meio das diversas Campanhas da Fraternidade. Esse olhar voltado para analisar a crise ambiental no país deu origem a um trabalho pastoral dirigido a essa questão. Hoje, diversas dioceses brasileiras contam essa pastoral. 

Encíclica Laudato Si - Mundo 

Esta encíclica é o primeiro documento pontifício inteiramente dedicado à Ecologia. Sua principal colaboração é oferecer uma "conversão ecológica".  Traduzida do latim, significa 'Louvado sejas', inspirada no Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco sobre o cuidado da Casa Comum, foi publicada em maio de 2015. A segunda encíclica do Papa Francisco possui seis capítulos e tem como tema central a Ecologia.

Reprodução
Reprodução


Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação - Mundo

O Papa Francisco instituiu na Igreja Católica, em 2015, a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Este dia é celebrado sempre no dia 1º de setembro e recorda que a crise ecológica deve ser uma preocupação de todos e também ocasião de profunda conversão espiritual e conversão ecológica.

:: Por que o Papa Francisco instituiu o "Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação"?

Sínodo Pan-Amazônico - Mundo 

O Sínodo para a Amazônia foi uma iniciativa para discutir as questões que envolvem a realidade dos povos dessa região, especialmente as que dizem respeito à evangelização, mas também os direitos desses povos.

O Sínodo também é reflexo da Igreja universal, que é parte de uma solidariedade internacional que sabe reconhecer o papel do bioma amazônico para o equilíbrio do planeta e por isso, deve animar a comunidade internacional a dispor de novos recursos econômicos para a sua proteção, bem como a promoção de um modelo de desenvolvimento justo e solidário. A ecologia integral proposta pelo Sínodo conecta o exercício do cuidado da natureza com o da justiça pelos mais empobrecidos e desfavorecidos da terra. 

:: Para entender o Sínodo da Amazônia é preciso ler a Laudato Si


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...