Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Valquíria Vieira Em Igreja

Irmã Veroni Medeiros fala sobre resgate histórico de Zilda Arns para processo de beatificação

O pedido de abertura do processo de beatificação da doutora Zilda Arns será entregue ao arcebispo de Curitiba (PR), Dom Moacir J. Witti, no dia 10 de janeiro de 2015. O processo, que só pode ser aberto após cinco anos após o falecimento da possível beata, está em fase de resgate histórico da líder e fundadora da Pastoral da Criança.

O A12.com conversou com Irmã Vernoni Medeiros, religiosa da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que atua na área de Desenvolvimento Infantil da Pastoral da Criança, e acompanha o resgate histórico da Dra. Zilda. 

Irmã Veroni, Pastoral da CriançaA12 - O pedido de abertura do processo de beatificação acontecerá no dia 10 de janeiro de 2015, até lá o que deve acontecer?

Irmã Veroni - O processo de beatificação só pode ser aberto, oficialmente, após cinco anos completos do falecimento da pessoa em questão (no caso da Dra. Zilda, a partir de 12 de janeiro de 2015). No dia 10 de janeiro, durante a Celebração “Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças”, acontecerá a entrega oficial da moção que solicita a abertura do processo de beatificação da Dra. Zilda Arns Neumann. Esse documento demonstra o reconhecimento dos fiéis à fama de santidade e ao legado evangelizador da fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Será entregue ao senhor Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba (PR), Dom Moacir J. Witti. 

Até janeiro, além da divulgação e coleta de assinaturas para a moção de apoio, está sendo feito um trabalho de pesquisa e resgate da memória a respeito do legado evangelizador da Dra. Zilda. Isso envolve o recolhimento do acervo histórico da vida e da missão da Dra. Zilda e a organização de blocos documentais referentes à sua história pessoal, profissional e evangelizadora.

Juntamente aos preparativos do evento de janeiro, a Pastoral da Criança também está estruturando o Museu da Vida, que conterá o Memorial da Dra. Zilda e outras ações da Pastoral da Criança.

 A12 - Quem faz o pedido de abertura do processo de beatificação?

Irmã Veroni - Após os cinco anos de falecimento do(a) servo(a) de Deus, a Igreja pode solicitar a abertura do processo de beatificação, pedido destinado à Congregação Para a Causa dos Santos, em Roma. Quem faz esse encaminhamento é o arcebispo local, mediante as instruções e orientações do documento chamado Sanctorum Mater.

No caso da Dra. Zilda, o senhor Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom Moacir J. Witti, fará esse pedido oficial, fundamentado também nas assinaturas dos fiéis que reconheceram a fama de santidade e o legado evangelizador.

A12 - Caso alguém tenha algum testemunho que possa contribuir com o processo quem ela deve procurar, como deve proceder?

Irmã Veroni - Todos os testemunhos, mensagens e artigos de revistas, jornais ou outros materiais devem ser encaminhados aos meus cuidados, por e-mail (veroni@pastoraldacrianca.org.br) ou diretamente à sede da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR) – R. Jacarezinho, 1691 – Mercês – CEP: 80810-900.

A12- Quais as virtudes necessárias a um processo de beatificação?

 

"Todo o legado de vida, daquilo que Drª Zilda realizou à frente da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, são sinais de virtudes heroicas".

Irmã Veroni - Durante o processo de beatificação, é realizado um levantamento das virtudes heroicas da pessoa. Entre elas, estão as chamadas virtudes teologais – fé, esperança e caridade – e as virtudes cardeais – fortaleza, justiça, temperança e prudência. Qualidades como humildade, honestidade e bondade também são essenciais para a caracterização do(a) futuro(a) beato(a).

Dra. Zilda foi uma líder católica na Pastoral da Criança e também uma mulher que se destacou como mãe dedicada e exemplo de vida para filhos e netos. Vamos percebendo essas qualidades através dos relatos e testemunhos de fé que as pessoas que tiveram contato com a Dra. Zilda, em vida, vem manifestando. Todo o legado de vida, daquilo que ela realizou à frente da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, são sinais de virtudes heroicas.

 

 

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...