A Praça de São Pedro, no Vaticano, foi o local da canonização de mais dois Santos para a Igreja Católica no último domingo, 9 de outubro.
Leia MaisCanonização: o que é e como acontece? São João Paulo II e São João XXIII completam nove anos de canonização Além do irmão salesiano Artêmides Zatti, um grande trabalhador em causa dos doentes, o bispo João Batista Scalabrini, fundador dos Missionários de São Carlos Borromeu e das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu (Scalabrinianas) foi elevado aos altares de Deus.
Dom João Batista teve como destaque em seu ministério o trabalho com os migrantes. Entre os anos de 1850 e 1900, foram milhões de europeus que deixaram seus lares e pátria em busca da sobrevivência. Para eles o Bispo criou a Casa dos Migrantes.
Em 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu, conhecidos atualmente como padres scalabrinianos, para a assistência religiosa, moral e social aos emigrantes em todo o mundo, e criou a Sociedade São Rafael, um movimento leigo a serviço dos migrantes. E em 1895, fundou a Congregação das Missionárias de São Carlos Borromeu, hoje das irmãs scalabrinianas, e concedeu reconhecimento diocesano às Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração, enviando-as para o trabalho com os emigrantes italianos do Brasil em 1900.
Irmã Maria Lelis, Superiora provincial das Scalabrianas, fala do carisma do novo Santo compartilhado entre todas as congregações:
"Além de nós irmãs e os padres missionários, também temos as missionárias seculares scalabrinianas e os leigos missionários, que não foram fundados por Dom João Batista, mas compartilham da mesma espiritualidade e também do trabalho com os migrantes, ajudando essas pessoas a manterem a fé e a esperança, acompanhando nas questões religiosas, sociais, de adaptação e também nas leis para protege-los", concluiu a religiosa.

Papa Francisco iniciou a homilia com a liturgia deste domingo, em que dez leprosos caminham juntos e vão ao encontro de Jesus que os cura, mas somente um deles volta "glorificando a Deus em voz alta" e agradece a Jesus. Era um samaritano, um estrangeiro. (Lc 17, 11-19)
A seguir, Francisco se deteve em dois aspectos dessa passagem do Evangelho: caminhar juntos e agradecer.
"Perguntemo-nos até que ponto somos realmente comunidades abertas e inclusivas em relação a todos; se conseguimos trabalhar juntos, padres e leigos, a serviço do Evangelho; se temos uma atitude acolhedora – feita não só de palavras, mas de gestos concretos – tanto para com os distantes quanto para com todos os que se aproximam de nós".

Pai dos Migrantes
Já nesta segunda-feira, 10 de outubro, o Santo Padre se encontrou na Sala Paulo VI com os peregrinos que vieram a Roma para a canonização do bispo João Batista Scalabrini.
Depois de agradecer ao superior-geral dos scalabrinianos, padre Leonir Chiarello, por suas palavras de saudação e apresentação, Francisco agradeceu também a presença desta grande assembleia, composta por missionários, missionárias, missionárias seculares, leigos scalabrinianos, fiéis das dioceses de Como e Piacenza, e migrantes de muitos países. “Desta forma, vocês representam bem a amplitude da obra do bispo Scalabrini, a abertura de seu coração, para a qual, por assim dizer, uma diocese não era suficiente”, destacou Francisco.
O Papa ainda orientou aos peregrinos em sempre terem o exemplo de São João Batista Scalabrini em uma gratuidade generosa ao encontrar as pessoas mais necessitadas.
“Por isso, exorto vocês, missionárias e missionários scalabrinianos, a sempre se inspirarem em seu Santo Fundador, pai dos migrantes, de todos os migrantes. Que seu carisma renove em vocês a alegria de estar com os migrantes, de estar a seu serviço, e de fazê-lo com fé, animados pelo Espírito Santo, na convicção de que em cada um deles encontramos o Senhor Jesus. Isso ajuda vocês a terem o estilo de uma gratuidade generosa, a não poupar recursos físicos e econômicos para promover os migrantes de forma integral; e também ajuda vocês a trabalhar na comunhão de propósitos, como uma família, unida na diversidade”, completou Francisco.
Benção da Manhã falou sobre a Missão dos Scalabrianos
Fonte: Vatican News / O São Paulo
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.