Cynthia Cheroitich, de 19 anos, foi uma das estudantes sobreviventes do massacre que ocorreu na Universidade de Garissa, no Quênia, na última quinta-feira, 2. A jovem relatou a veículos de comunicação internacionais como conseguiu sobreviver escondida em um armário, em um dos dormitórios da universidade. Cynthia é cristã e, segundo os relatos dos sobreviventes, os terroristas do grupo Al-Shabab visaram precisamente os cristãos, poupando os muçulmanos.
O ataque do Shabab, filial do Al Qaeda na Somália, vitimou 148 mortos. Os jihadistas foram primeiro à sala de aula onde se reuniam os cristãos para rezar e logo entraram nos dormitórios. Ao ouvir os disparos, Cynthia decidiu esconder-se no armário e cobrir-se com a roupa, enquanto suas duas companheiras se refugiaram debaixo das suas camas até que os terroristas ordenaram a saída.
“Disseram-lhes que se não soubessem ler na palavra muçulmana, o que quer que fosse, teriam que deitar-se”, lembra a jovem. E acrescentaram: “se souberem, vão para o outro lado”. A jovem disse que não sabe o que aconteceu a suas companheiras mas os terroristas disparavam por todos lados. “Não queria abrir meus olhos”, recordou.
Durante os dois seguintes dias continuou escondida dentro do armário e para vencer a sede bebeu loção para o corpo. Quando chegou a polícia ela não quis sair, pois não sabia se eram oficiais ou terroristas. Ela deixou o esconderijo quase 48 horas depois, quando ouviu a voz do diretor da universidade. “Estava orando ao meu Deus”, disse a estudante.
Papa Francisco
Na Sexta-feira Santa, 3, o Papa condenou o atentado terrorista como um ato de brutalidade insensata. No domingo, durante a oração do Ângelus pediu que a comunidade internacional "não assista muda e inerte a este crime inaceitável, que constitui uma preocupante deriva dos direitos humanos mais fundamentais. Desejo verdadeiramente que a comunidade internacional não desvie o olhar para outro lado ”, assinalou.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.