A juventude do Rio Grande do Sul recebeu uma importante iniciativa de cuidado com a vida.
Entre os dias 17 e 19 de janeiro, a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a sétima formação do projeto “Cuidar da Vida”, voltado para a prevenção do suicídio. O estado, que ainda sente os impactos das enchentes de 2023, foi escolhido para receber essa edição especial do curso.
A formação aconteceu em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, reunindo 34 jovens de 11 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB. A iniciativa atendeu a um pedido da própria região, que busca apoio para lidar com as consequências emocionais da tragédia climática.
O evento contou com a presença do Pe. Antônio Gomes Medeiros Filho, assessor da Comissão Episcopal para a Juventude, além de cinco psicólogos e representantes da equipe Jovens Conectados.
A reconstrução e os desafios emocionais
O padre Antônio destacou que, além da reconstrução física das cidades, há um grande desafio emocional entre os jovens.
“Eles citaram muito a questão do processo de reconstrução. Ele está acontecendo lentamente. Mas também identificam quadros de ansiedade, de depressão — não só nos adolescentes e jovens, mas na população em geral. O desafio de recomeçar, de reconstruir, é grande, mas à luz desse ano do Jubileu, 'Peregrinos da Esperança', estão com muita esperança nesse processo de reconstrução e de ajudar o povo, os jovens, os adolescentes a crescerem nesse caminho”.
Um dos temas abordados foi o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), uma condição que pode surgir após eventos traumáticos e impactar a qualidade de vida.
O impacto das enchentes, somado ao histórico de tragédias no estado, como o incêndio da Boate Kiss, há 12 anos, reforça a necessidade de uma rede de apoio e escuta para a juventude gaúcha.

O projeto “Cuidar da Vida — Prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens” é uma iniciativa da CNBB, com o apoio da Pastoral da Educação e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.
Em 2024, 159 pessoas participaram das formações em todo o Brasil, tornando-se multiplicadores dessa missão em escolas, grupos e movimentos juvenis.
arrow_forward Relembre a campanha feita pela CNBB para reconstrução do estado diante das enchentes de 2024:
:: Dom Leomar fala sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.