O Papa Francisco decretou a inclusão de Santa Teresa de Calcutá no Calendário Romano Geral.
Sua festa litúrgica será celebrada no dia 5 de setembro, data de sua morte, como memória facultativa.
A inscrição de um santo no Calendário Romano Geral significa que sua memória pode ser celebrada por toda a Igreja, diferentemente do que era feito antes, apenas em comunidades em honra àquele santo ou em países específicos. No caso de Madre Teresa, sua espiritualidade e caridade devem ser difundidas globalmente a todos os fiéis.
A decisão do Papa Francisco atendeu a pedidos de bispos, religiosos e fiéis, que reconhecem em Santa Teresa um modelo de serviço e esperança. A partir de agora, sua memória estará presente nas celebrações litúrgicas da Igreja, com textos próprios na Missa e na Liturgia das Horas.

Canonizada em 2016 durante o Jubileu da Misericórdia, Madre Teresa foi chamada pelo Papa Francisco de “generosa dispensadora da misericórdia divina”. Seu exemplo ecoa até hoje aos católicos, pelo compromisso com os mais pobres e descartados do mundo, que a fez se tornar um verdadeiro ícone do Bom Samaritano.
Santa Teresa de Calcutá dedicou sua vida a servir os mais necessitados, inspirada pelo clamor de Jesus na cruz: “Tenho sede” (Jo 19,28). Sua missão foi saciar essa sede de amor e almas, entregando-se completamente ao serviço dos pobres. Teresa escolheu a humildade e se tornou um modelo de misericórdia, sendo reconhecida mundialmente por sua defesa da vida e cuidado com os marginalizados.
:: O legado de bondade de Madre Teresa de Calcutá
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.