Maio é o Mês de Maria, tempo de revigorar nossa devoção à Mãe de Deus, e aqui vamos inspirar-nos no exemplo deixado pelo querido Papa Francisco. Desde o dia 26 de abril deste ano, ele tem sua última morada numa igreja por ele escolhida, a basílica de Santa Maria Maior em Roma, o santuário mais antigo do Ocidente consagrado a Nossa Senhora.
Seu túmulo está na entrada da Capela Paulina, onde é venerado o ícone de Maria Salus Populi Romani (Salvação do Povo Romano), um quadro milagroso que teria sido pintado por São Lucas. Desde muitos séculos ao longo da história, Maria é ali invocada como a protetora do povo romano em momentos de pestes, desastres naturais e guerras.
No dia de sua eleição como 266º sucessor de São Pedro, 13 de março de 2013, o papa Francisco foi a essa basílica para venerar o famoso ícone mariano, diante do qual colocou um pequeno buquê de flores e cantou a Salve Rainha.

Ao arcipreste da basílica, cardeal Santos Abril y Castelló, o novo papa disse que queria confiar seu pontificado à Virgem. “Sendo profundamente devoto de Maria, o papa Francisco veio aqui para pedir sua ajuda e proteção”, disse o arcipreste.Leia MaisEspecial: O Legado de Francisco A vocação de São José segundo o Papa FranciscoColaboradores do Santuário falam do convívio com o Papa Francisco
E lá esteve de novo o papa no dia 15 de março de 2020, para pedir a Deus o fim da pandemia do novo coronavírus.
Poucos dias depois, a 27 de março, ele contemplou mais uma vez a mesma imagem da Virgem Maria, rezando sozinho, em um dia chuvoso no Vaticano, marcante para os fiéis que acompanharam a transmissão em todo o mundo.
Antes e depois de cada viagem apostólica, Francisco tinha o costume de ir pessoalmente àquela basílica para orar à Mãe de Deus, suplicando e agradecendo as bênçãos da Mãe da Igreja para sua missão de Pontífice.
O fato de escolher uma igreja de Nossa Senhora para sua sepultura, manifesta a devoção terna e filial que ele tinha à Mãe de Deus. E essa sua escolha deu a Roma um novo local de peregrinação, como está acontecendo com os milhares de fiéis que visitam seu túmulo.
Francisco nos deixou esta bonita oração:
“Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e a sua chamada. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer. Semeai na nossa fé a alegria do Ressuscitado. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho. Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor.”
::. Confira a oração que o Papa Francisco dedicou à Nossa Senhora Aparecida
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.