Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Colaboradores do Santuário falam do convívio com o Papa Francisco

Escrito por Alberto Andrade

30 ABR 2025 - 09H32 (Atualizada em 05 MAI 2025 - 11H00)

Flick JMJ

A Igreja Católica segue com o ciclo de 9 dias que prepara o caminho espiritual para o conclave, chamado de Novemdiales (novenário), que começou no sábado (26) com as exéquias do Papa Francisco.

Como você acompanha no A12, nesta segunda-feira (28), os membros do Colégio Cardinalício se encontraram na Sala do Sínodo, no Vaticano, para a quinta Congregação Geral em preparação à eleição do novo Pontífice e definiram a data para início do Conclave que será em 7 de maio.

E a voz digital de Nossa Senhora continua a relatar testemunhos de brasileiros que estiveram com o Papa Francisco. Aqui você confere a amizade entre o Cardeal Bergoglio com Dom Raymundo Damasceno e o missionário redentorista Padre Célio Lopes.

Agora, vamos mostrar as histórias de dois colaboradores do Santuário com o Papa Francisco e com o impacto da vinda do Santo Padre à Capital Mariana da Fé.

Daniele Souza, que trabalha na Casa da Mãe há 18 anos, e atualmente é gestora do Departamento de Criação e Comunicação Interna do Santuário Nacional, relatou as experiências com o ainda Cardeal Jorge Mario Bergoglio, quando ele participou da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (CELAM), em 2007, aqui na Casa da Mãe.

“Eu me lembro de todo o trabalho que foi para a gente conseguir organizar questões de internet, etc. E claro que a gente, em vários momentos ali, encontrava com esses bispos, cardeais e delegados. Nós encontramos, claro, com o Arcebispo de Buenos Aires, mas dentro daquelas cordialidades de um espaço que recebia esses visitantes. E eu pude ter a oportunidade, sem nem imaginar, de fotografar o cardeal Jorge Mario Bergoglio no final da celebração. Essa foto gira muito pela imprensa mundo afora quando se fala da presença do Cardeal aqui, durante essa quinta conferência”.

Daniele Souza - SN
Daniele Souza - SN


Ela também falou da oportunidade em que esteve trabalhando no Santuário durante a visita apostólica de Francisco a Aparecida em julho de 2013.

“Diferente da ocasião anterior, a gente teve uma presença um pouco mais expressiva no que se refere a auxiliar na infraestrutura e na organização. Mas eu tive uma oportunidade que foi bastante interessante, que eu não esperava. Antes da missa começar, na verdade. A gente estava ali na procissão de entrada. Eu estava posicionada para quem olha para as costas do Altar, da Nave Sul para a Norte. Eu estava do lado direito, bem próximo dos sacerdotes e dos outros seguranças. Eu não tinha me dado conta de que o Papa estava ali, ele estava acabando de sair ali da Capela dos Apóstolos.

E eu me lembro de ouvir uma comoção dentro do Santuário. E hora que eu olhei para o meu lado esquerdo, eu falei: 'Gente, é o Papa do meu lado!'. Então, não foi muito próximo, mas eu pude vê-lo muito proximamente, como a gente vê os sacerdotes nas celebrações. Ele olhou na minha direção. Ouvi de um colega nosso a respeito do Papa Francisco e realmente isso é muito verdadeira, que é mesmo que ele não te olhasse, ele te via! E graças a Deus, eu tive várias oportunidades de vê-lo também no Vaticano. E ele realmente te via!”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Outro relato que recebemos é do fotógrafo Thiago Leon, que trabalha desde 2013 no Santuário e falou da missão em, logo no início da sua caminhada, registrar a visita do eleito Papa Francisco em Aparecida (SP).

O Santuário me convidou para atender as demandas de Fotografia Institucional, e justamente no ano da visita do Papa Francisco, acredito que era a maior necessidade naquele período. Passei os três dias anteriores à visita registrando os preparativos para aquela que seria uma visita rápida e, portanto, não havia margem para erros e opções no meu caso. No dia da visita fiquei no Altar Central, enquanto outro fotógrafo ficou na Capela dos Apóstolos. Foram momentos de muita ansiedade e apesar de todo planejamento nada aconteceu como pensei. Era um momento de muita responsabilidade, mas dei conta”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Assim como a Daniele nos falou em seu testemunho, Thiago também destaca a questão do olhar de Francisco como pastor de Igreja, o que o impactou como profissional e cristão.

“Na realidade, o fotógrafo tem que ser invisível e registrar o momento. Não deu tempo de cumprimentar ou trocar palavras com o Papa. Mas percebi que, em algumas imagens, ele olha diretamente para mim. Pelo menos em três imagens isso acontece. Como se pedisse para ele olhar para foto. A foto dele beijando a imagem de Nossa Senhora foi uma das mais significativas e, mesmo atrapalhado, com muita gente na frente — tive que subir em uma cadeira na ponta dos pés para fazer a foto — consegui um bom número de fotos significativas e que são ícones da visita do Pontífice a Aparecida”. 

.:: 5 memórias do Papa Francisco no Santuário de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...