A Igreja Católica segue com o ciclo de 9 dias que prepara o caminho espiritual para o conclave, chamado de Novemdiales (novenário), que começou no sábado (26) com as exéquias do Papa Francisco.
Como você acompanha no A12, nesta segunda-feira (28), os membros do Colégio Cardinalício se encontraram na Sala do Sínodo, no Vaticano, para a quinta Congregação Geral em preparação à eleição do novo Pontífice e definiram a data para início do Conclave que será em 7 de maio.
E a voz digital de Nossa Senhora continua a relatar testemunhos de brasileiros que estiveram com o Papa Francisco. Aqui você confere a amizade entre o Cardeal Bergoglio com Dom Raymundo Damasceno e o missionário redentorista Padre Célio Lopes.
Agora, vamos mostrar as histórias de dois colaboradores do Santuário com o Papa Francisco e com o impacto da vinda do Santo Padre à Capital Mariana da Fé.
Daniele Souza, que trabalha na Casa da Mãe há 18 anos, e atualmente é gestora do Departamento de Criação e Comunicação Interna do Santuário Nacional, relatou as experiências com o ainda Cardeal Jorge Mario Bergoglio, quando ele participou da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (CELAM), em 2007, aqui na Casa da Mãe.
“Eu me lembro de todo o trabalho que foi para a gente conseguir organizar questões de internet, etc. E claro que a gente, em vários momentos ali, encontrava com esses bispos, cardeais e delegados. Nós encontramos, claro, com o Arcebispo de Buenos Aires, mas dentro daquelas cordialidades de um espaço que recebia esses visitantes. E eu pude ter a oportunidade, sem nem imaginar, de fotografar o cardeal Jorge Mario Bergoglio no final da celebração. Essa foto gira muito pela imprensa mundo afora quando se fala da presença do Cardeal aqui, durante essa quinta conferência”.

Ela também falou da oportunidade em que esteve trabalhando no Santuário durante a visita apostólica de Francisco a Aparecida em julho de 2013.
“Diferente da ocasião anterior, a gente teve uma presença um pouco mais expressiva no que se refere a auxiliar na infraestrutura e na organização. Mas eu tive uma oportunidade que foi bastante interessante, que eu não esperava. Antes da missa começar, na verdade. A gente estava ali na procissão de entrada. Eu estava posicionada para quem olha para as costas do Altar, da Nave Sul para a Norte. Eu estava do lado direito, bem próximo dos sacerdotes e dos outros seguranças. Eu não tinha me dado conta de que o Papa estava ali, ele estava acabando de sair ali da Capela dos Apóstolos.
E eu me lembro de ouvir uma comoção dentro do Santuário. E hora que eu olhei para o meu lado esquerdo, eu falei: 'Gente, é o Papa do meu lado!'. Então, não foi muito próximo, mas eu pude vê-lo muito proximamente, como a gente vê os sacerdotes nas celebrações. Ele olhou na minha direção. Ouvi de um colega nosso a respeito do Papa Francisco e realmente isso é muito verdadeira, que é mesmo que ele não te olhasse, ele te via! E graças a Deus, eu tive várias oportunidades de vê-lo também no Vaticano. E ele realmente te via!”.

Outro relato que recebemos é do fotógrafo Thiago Leon, que trabalha desde 2013 no Santuário e falou da missão em, logo no início da sua caminhada, registrar a visita do eleito Papa Francisco em Aparecida (SP).
“O Santuário me convidou para atender as demandas de Fotografia Institucional, e justamente no ano da visita do Papa Francisco, acredito que era a maior necessidade naquele período. Passei os três dias anteriores à visita registrando os preparativos para aquela que seria uma visita rápida e, portanto, não havia margem para erros e opções no meu caso. No dia da visita fiquei no Altar Central, enquanto outro fotógrafo ficou na Capela dos Apóstolos. Foram momentos de muita ansiedade e apesar de todo planejamento nada aconteceu como pensei. Era um momento de muita responsabilidade, mas dei conta”.

Assim como a Daniele nos falou em seu testemunho, Thiago também destaca a questão do olhar de Francisco como pastor de Igreja, o que o impactou como profissional e cristão.
“Na realidade, o fotógrafo tem que ser invisível e registrar o momento. Não deu tempo de cumprimentar ou trocar palavras com o Papa. Mas percebi que, em algumas imagens, ele olha diretamente para mim. Pelo menos em três imagens isso acontece. Como se pedisse para ele olhar para foto. A foto dele beijando a imagem de Nossa Senhora foi uma das mais significativas e, mesmo atrapalhado, com muita gente na frente — tive que subir em uma cadeira na ponta dos pés para fazer a foto — consegui um bom número de fotos significativas e que são ícones da visita do Pontífice a Aparecida”.
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.