Neste Mês da Bíblia 2025, o livro escolhido para nossa reflexão é a Carta de São Paulo aos Romanos, a carta mais longa que ele escreveu e a mais rica de ensinamentos.
Logo no início, Paulo afirma que “o Evangelho é força de Deus para a salvação dos que creem”(1,16), verdade confirmada pela palavra do profeta Habacuc: “o justo viverá da fé” (2,4). Realmente, a justiça de Deus nos justifica “em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus” (3,24) e não por nossas obras.
Ninguém pode por si mesmo merecer a justificação; ela é concedida pelos méritos de Cristo. Vivemos numa esperança que não decepciona, fundada na certeza do amor de Deus por nós (5,5). A descoberta de sermos amados por um Pai de amor infinito é a grande novidade que nos fortalece em nossa vida cristã. Jesus Cristo, o Homem Novo, veio restaurar e sanar tudo que o primeiro Adão havia conturbado (5,12-20).
add Por que a Igreja no Brasil celebra setembro como o mês da Bíblia?
Partindo de Gn 3, Paulo afirma que o pecado de Adão, pelo qual entrou no mundo a morte, assemelha-se a uma potência maléfica que penetrou na história humana e está na origem do pecado de todo ser humano. Falando em nome de toda a humanidade decaída, Paulo confessa que não faz o bem que quer, mas pratica o mal que não quer (7,19).
“O homem está dividido em si mesmo. Por essa razão, toda a vida humana, individual e coletiva, apresenta-se como luta dramática entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas” (Vat. II, GS 13). Para agradar a Deus, é preciso rejeitar a vida segundo a carne e viver a vida segundo o espírito (8,8).
De Cristo, novo Adão, vem para todos nós a libertação, a justiça, a graça e, com ela, a vida eterna: “onde avultou o pecado, superabundou a graça (5,20). É pelo batismo que se inaugura a nossa vida com Cristo: “mortos para o pecado, vivemos para Deus” (6,11).
Somos sepultados com ele na morte e ressuscitamos para uma vida nova (6,4). Os batismos de antigamente, realizados em tanques, exprimiam claramente esse simbolismo, pois a pessoa era mergulhada na água; batismo significa “imersão”.
“Quem nos separará do amor de Cristo? Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam. Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
E para viverem na fraternidade, Paulo aconselha aos romanos no cap. 12:
“Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Abençoai os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.”
add Saiba também: Como ler a Bíblia? 3 critérios para interpretar a Sagrada Escritura
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.