O livro dos Atos dos Apóstolos conta um acontecimento que dá luzes sobre o lugar da Bíblia na missão do cristão.Leia MaisPalavra de Deus: luz para nossa caminhada de fé
Após a “violenta perseguição contra a Igreja de Jerusalém”, na qual “todos, com exceção dos apóstolos, dispersaram-se pelas regiões da Judeia e da Samaria” (At 8,1).
Eis que, estando na estrada, “o Espírito disse a Filipe: 'Avança e aproxima-te daquela carruagem'. Filipe correu e ouviu que o eunuco estava lendo o profeta Isaías. Perguntou-lhe: 'Consegues entender o que estás lendo?'. 'E como o poderia — disse ele — se ninguém me orienta?' Convidou Filipe a subir e sentar-se ao lado dele” (At 8,29-31).
Nós, cristãos, somos chamados a ter intimidade com a Bíblia, cientes de que o Espírito Santo é o autor da Bíblia através dos autores humanos.
E mais, somos chamados a que, empurrados pelo Espírito — como Filipe, que recebeu a instrução de avançar até a carruagem que tinha à frente — orientemos aquelas pessoas que buscam na Bíblia respostas aos seus anseios mais profundos.
Agora, duas perguntas importantes:

Um elemento fundamental é a oração, onde o Espírito nos permite ganhar intimidade com a Palavra. Mas, para deixar algo ainda mais específico, coloquemos aqui 3 critérios fundamentais entregues pelo Concílio Vaticano II:
1) Atender ao conteúdo e à unidade de toda a Escritura;
2) Ler a Escritura na Tradição viva da Igreja;
3) Respeitar a analogia da fé, isto é, a coesão entre si das verdades da fé. (Dei Verbum, 12).
Isto — que é aprofundado nos números 115 a 119 do Catecismo da Igreja Católica — nos deixa na direção certa para vivenciarmos o serviço da Palavra. Olhar para a Escritura na sua unidade, sabendo que ela — através dos seus 73 livros — oferece luzes para ser interpretada corretamente.
Saber que a Escritura é o fruto mais aprimorado da Tradição viva da Igreja — dessa vivência histórica da fé na comunhão que vem de Deus — e por isso deve ser lida no seu contexto. Finalmente, perceber a coesão e unidade das verdades da fé que manifestam a beleza da verdade revelada.
Padre Camilo nos orienta a forma correta para ler a Bíblia
JMJ Seul 2027: começa a preparação dos jovens brasileiros
A preparação para a próxima JMJ já começou no Brasil. Veja como a juventude brasileira vive a contagem regressiva para o encontro em Seul, na Coreia do Sul!
Como vencer a preguiça segundo a fé católica?
No dia da preguiça, confira o que o episódio da série Vícios e Virtudes do A12 diz sobre esse vício, que é também chamado de acídia. Entenda como vencê-la!
As viagens apostólicas internacionais dos papas
Antes da era dos aviões, as viagens pontifícias eram extremamente difíceis. Confira como foram se desenvolvendo as viagens apostólicas ao longo do tempo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.