Espiritualidade

Como ler a Bíblia? 3 critérios para interpretar a Sagrada Escritura

Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)

Escrito por Cankin Ma Lam

21 SET 2021 - 08H00 (Atualizada em 04 SET 2023 - 11H04)

Doidam 10/Shutterstock

O livro dos Atos dos Apóstolos conta um acontecimento que dá luzes sobre o lugar da Bíblia na missão do cristão.Leia MaisPor que a Igreja no Brasil celebra setembro como o mês da Bíblia?Qual parte da Bíblia é mais importante? 

Após a violenta perseguição contra a Igreja de Jerusalém”, na qual “todos, com exceção dos apóstolos, dispersaram-se pelas regiões da Judeia e da Samaria” (At 8,1), eis que, estando na estrada, "o Espírito disse a Filipe: 'Avança e aproxima-te daquela carruagem'. Filipe correu e ouviu que o eunuco estava lendo o profeta Isaías. 

Perguntou-lhe: 'Consegues entender o que estás lendo?'. 'E como o poderia – disse ele – se ninguém me orienta?' Convidou Filipe a subir e sentar-se ao lado dele" (At 8,29-31).

Nós, cristãos, somos chamados a ter intimidade com a Bíblia, cientes de que o Espírito Santo é o autor da Bíblia através dos autores humanos.

E mais, somos chamados a que, empurrados pelo Espírito - como Filipe, que recebeu a instrução de avançar até a carruagem que tinha à frente - orientemos aquelas pessoas que buscam na Bíblia respostas aos seus anseios mais profundos.

Agora, duas perguntas importantes: 

Como então ler a Bíblia para sermos seus intérpretes?

Como ser no nosso tempo servidores de Palavra que vem revelar a verdade de salvação?

Riccardo De Luca - Update / Shutterstock
Riccardo De Luca - Update / Shutterstock


Um elemento fundamental é a oração, onde o Espírito nos permite ganhar intimidade com a Palavra. Mas, para deixar algo ainda mais específico, coloquemos aqui 3 critérios fundamentais entregues pelo Concílio Vaticano II:

1) Atender ao conteúdo e à unidade de toda a Escritura;

2) Ler a Escritura na Tradição viva da Igreja;

3) Respeitar a analogia da fé, isto é, a coesão entre si das verdades da fé. (Dei Verbum, 12).

Isto – que é aprofundado nos números 115 a 119 do Catecismo da Igreja Católica – nos deixa na direção certa para vivenciarmos o serviço da Palavra. Olhar para a Escritura na sua unidade, sabendo que ela – através dos seus 73 livros – oferece luzes para ser interpretada corretamente.

Saber que a Escritura é o fruto mais aprimorado da Tradição viva da Igreja – dessa vivência histórica da fé na comunhão que vem de Deus – e por isso deve ser lida no seu contexto. Finalmente, perceber a coesão e unidade das verdades da fé que manifestam a beleza da verdade revelada.

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...