Seguindo os passos da espiritualidade mariana e missionária de São Maximiliano Kolbe, o mártir de Auschwitz, o Instituto Secular Missionárias da Imaculada Padre Kolbe celebra até outubro de 2015 um Ano Jubilar por ocasião dos seus 60 anos de fundação. A comemoração começou no dia 11 de outubro de 2014 e será encerrada exatamente um depois.
Segundo a diretora geral Giovanna Venturi, a celebração do jubileu pretende renovar a pertença de seus membros ao Instituto e promover a co-responsabilidade por sua missão.
Formado por leigas consagradas (missionárias) e leigos agregados (voluntários), em poucas décadas, o Instituto conseguiu firmar presença em sete países, entre eles, o Brasil. As missionárias que vivenciam a consagração por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência somam 200 em todo o mundo e os voluntários em torno de 300.
Foto de: MIPK
60 anos de vida consagrada: Missionárias, voluntários e amigos.
Fundado em 1954, na Itália, pelo franciscano conventual padre Luigi Faccenda, as missionárias do Instituto buscam viver o exemplo de Padre Kolbe a partir de um estilo de vida que encarna os valores evangélicos nos ambientes em que estão inseridas. Algumas missionárias vivem com a própria família ou sozinhas, e outras em grupos de vida fraterna nas Casas da Imaculada.
Para falar sobre o carisma desse Instituto, sua história, a celebração jubilar e sobre os desafios que os consagrados enfrentam na atualidade para viver a sua vocação, o A12 entrevistou a Missionária Lourdes Crespan, jornalista e mestra em Comunicação Social.
A12 – Qual o carisma das Missionárias da Imaculada Padre Kolbe? Conte um pouco sobre a história desse Instituto.
Lourdes Crespan – O carisma do Instituto é mariano e missionário. Nossa família consagrada nasce com um jovem frade, Padre Luigi Faccenda, em Bolonha, na Itália. Ele sonhava com a vida missionária, mas impossibilitado de ir em missão, devido suas condições de saúde, se torna responsável pela Milícia da Imaculada, em 1945.
Nesta associação, fundada por São Maximiliano Kolbe, encontra um grupo de jovens que pedem para se consagrarem totalmente a Maria no espírito kolbiano. “Fiz um ato de adesão à vontade de Deus. (...) Depois de um período de profunda reflexão, de oração e de ardente espera, demos início ao Instituto Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe. Era o dia 11 de outubro de 1954”, nos conta Padre Faccenda.
A12 – Atualmente, quantas missionárias fazem parte do Instituto no mundo? Existem ainda os voluntários que vivem o mesmo carisma do Instituto?
Lourdes Crespan – Atualmente somos aproximadamente 200 missionárias. Estamos em vários países: Argentina (1969), Estados Unidos (1983), Bolívia (1988), Luxemburgo (1991), Polônia (1994), Brasil (1996), México (2000). Em nossa família consagrada existe também os Voluntários da Imaculada-Padre Kolbe, que são membros agregados ao Instituto, leigos ou clérigos. Também eles estão em vários países e são cerca de 300 pessoas.
A12 – Fale sobre a vivência do Ano Jubilar em comemoração aos 60 anos da fundação do Instituto e a proposta do tema ‘Impulsionados por um sonho’?
Lourdes Crespan – É com alegria que celebramos o nosso aniversário de fundação no mesmo ano em que a Igreja é convidada a celebrar e refletir sobre a Vida Consagrada. Viveremos este ano festivo como nos pede Papa Francisco, perseverando na alegria do chamado e nos abrindo ao futuro com renovado entusiasmo.
Foto de: MIPK.
Giovanna Venturi, diretora geral do
Instituto Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe
Nosso slogan reflete essa alegria "que brota no coração de quem encontrou Cristo e fez experiência do seu amor" (cf. Evangelii Gaudium, n.1) 60 anos... impulsionados por um sonho: 60 anos de vida, de paixão missionária, de desafios, com Maria. A proposta do tema é "olhar para o passado, construir o presente, sonhar com o futuro", como nos mostra nossa diretora geral Giovanna Venturi.
A12 – Quais as atividades mais importantes desta celebração jubilar? Quando será o seu encerramento?
Lourdes Crespan – Temos várias atividades, mas a mais importante é a oração. Rezar ao "dono da messe" para que envie ao Instituto e à Igreja, santas e sábias vocações, por intermédio de Padre Faccenda, nosso fundador, que neste ano completará 10 anos de sua morte (2005 - 2015).
A conclusão do ano jubilar será no 10 de outubro de 2015, cada nação programará uma peregrinação a um Santuário Mariano, em espírito de agradecimento e para confiar novamente à Virgem o caminho futuro do Instituto.
A12 – A coincidência deste jubileu com o Ano da Vida Consagrada traz um significado especial para a celebração?
Lourdes Crespan – Como diz nossa diretora geral Giovanna Venturi, celebrar os 60 anos da nossa família consagrada "é ocasião para renovar a nossa pertença ao Instituto e sentir-nos responsáveis da sua vida e da sua missão".
Desta forma, é significativo celebrar a nossa festa com o Ano da Vida Consagrada, pois somos convidadas pela Igreja a testemunhar a alegria de seguir Cristo pobre, casto e obediente, partilhando a beleza da nossa vocação e do nosso carisma.
A12 – Qual ou quais exigências os leigos consagrados enfrentam e devem ultrapassar na atualidade para viver a sua consagração?
Lourdes Crespan – Muitas são as exigências, mas a principal é deixar que o Espírito nos conduza aonde e como quer e, em síntese, ser Maria, redescobrindo "a alegria e o entusiasmo de sonhar juntos, de olhar para o futuro com esperança e confiança", como nos evidencia Giovanna Venturi.
Conheça o carisma das Missionárias da Imaculada Padre Kolbe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.