Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 28 SET 2020 - 09H28

Morre Dom Capistrano Francisco Heim, Bispo Emérito da Prelazia de Itaituba (PA)

Reprodução/CNBB Sul 2
Reprodução/CNBB Sul 2


Morreu na última quinta-feira (24), o bispo emérito da Prelazia de Itaituba (PA), Dom Capistrano Francisco Heim, sacerdote franciscano que governou a Prelazia por 22 anos – de 1988 até 2011, quando se aposentou.

Dom Capistrano tinha 86 anos e vivia em sua terra natal, Nova Iorque, numa comunidade religiosa de sua congregação onde também funciona uma Igreja e Colégio São Bernardino de Sena. O bispo atuou como missionário no Brasil por 50 anos. Seu lema episcopal é a frase: “Vocatus ut Evangelizarem” (chamado para evangelizar).

De acordo com o site da CNBB, ainda não foram divulgados os detalhes do velório e sepultamento.

Biografia

Nascido em 21 de janeiro de 1934, em Catskill (Nova York), Dom Capistrano fez os votos na Ordem dos Frades Menores (OFM) em 21 de janeiro de 1963. Estudou Filosofia na St. Bonaventure University, Nova York / USA. Seus estudos teológicos foram feitos no Holy Name College, Washington, DC / USA e no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, RJ. Foi ordenado sacerdote dia 22 de agosto de 1965. Fez especializações em Liturgia no Instituto Nacional de Pastoral Litúrgica e Fundamentos Bíblicos no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém.

Como sacerdote, dirigiu paróquias e movimentos em Anapólis, Catalão e Quirinópolis. Foi nomeado bispo da Prelazia de Itaituba pelo Papa João Paulo II, no dia 6 de julho de 1988. Sua ordenação episcopal aconteceu dia 17 de setembro de 1988. Tomou posse como primeiro bispo da Prelazia de Itaituba no dia 2 de outubro de 1988. Sua renúncia por idade foi aceita pelo Papa Bento XVI em 8 de dezembro de 2010.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.