O Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado em Schoenstatt, na Alemanha, em plena Primeira Guerrra Mundial, abre nesta sexta-feira (18) a celebração do centenário de sua fundação em todo o mundo. Padre José Kentenich fundou o movimento em 18 de outubro de 1914.
O diretor nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, padre Alexandre Awi Mello, emitiu neste dia uma mensagem a todos os membros da Família Schoenstatt brasileira destacando o momento privilegiado de graças com a abertura do Ano Jubilar.
“Nosso coração transborda de alegria! Chegou o Ano Jubilar que preparamos há tanto tempo! Neste dia 18 de outubro inicia o Ano de Graças: 100 anos da Aliança de Amor de nosso Pai e Fundador e os congregados com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que transformou a Capelinha de São Miguel em um Santuário de graças. Convido a abençoada Família de Schoenstatt, no Brasil, a viver com imensa alegria e gratidão cada dia desse Ano Jubilar! Nossa gratidão à Mãe de Deus, por tudo o que ela realizou no decorrer desses cem anos de história, seja nossa fidelidade ao carisma de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich”.

Na época da fundação, o sacerdote alemão, junto com alguns jovens, sentiu-se chamado a fundar um movimento que resgatasse os valores tradicionais. A celebração do Ano Jubilar pretende fazer memória à origem da espiritualidade schoenstatiana como também lançar um desafio para a renovação da missão e do compromisso de todos os membros do movimento.
A Irmã Nilza Pereira da Silva, da Equipe Nacional 2014, em entrevista ao A12, frisou esse desejo manifestado por toda a família schoenstatiana para o ano centenário:
“Para nós a abertura do Ano Jubilar, do centenário de fundação, é importante porque é uma oportunidade não somente para agradecer o carisma do Padre José Kentenich e a espiritualidade mariana dessa família, mas é também um convite para atualizar esse carisma e torná-lo frutuoso em nossa história atual”.
“Queremos ver o passado e aumentar a nossa confiança e entusiasmo, que esteve presente na fundação dessa obra, no hoje de nossa família”, completou.
A celebração no lugar de origem, na Alemanha, será presidida pelo Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, que em nome da Igreja fará a abertura solene do Ano Jubilar para a Família de Schoenstatt presente em todo o mundo.
Para a religiosa, a celebração é uma ocasião para agradecer o desejo de santidade que se manifestou por meio de 10 schoenstatianos que estão em processo de beatificação, entre eles, o brasileiro, João Luiz Pozzobon.
“Isso é uma alegria porque em 100 anos essa obra, além de ter se estendido em todos os continentes, também teve esse espírito missionário, e foi capaz de formar santos que deixaram uma mensagem para que outros pudessem seguir o mesmo caminho”, celebrou Irmã Nilza.
Entre tantos motivos para comemorar, a religiosa destaca a ação evangelizadora realizada pela Campanha da Mãe Peregrina:
“No Brasil, temos muitos motivos para celebrar e viver esse centenário, quando na atualidade atingimos uma média de 12 milhões de pessoas com a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt em todo o país. O que não é obra de mãos humanas, mas da Mãe”.

Sobre a devoção manifestada no mundo, Irmã Nilza não tem dúvidas de que foi em terras brasileiras que o ardor missionário e o amor pela Mãe Peregrina, manifestado por meio de seu fundador, cresceram de forma intensa e numerosa. “Não tem outro país, em que a Campanha da Mãe Peregrina atinja um número maior de pessoas, como no Brasil”.
Para 2014 está prevista uma peregrinação ao Santuário da Mãe Peregrina na Alemanha e também a Roma, onde deve ocorrer uma audiência de representantes do movimento com o Santo Padre.
A celebração no Brasil e no Japão
A abertura da celebração no Brasil ocorre em quase todas as dioceses, e um número ainda maior, acontecerá nas paróquias. A abertura acontece a partir desta quinta-feira (18) e se estende até domingo (20), quando as pessoas e famílias tem maior possibilidade de participar das celebrações nas igrejas.
No primeiro santuário dedicado a Mãe Rainha de Schoenstatt, em Santa Maria (RS), iniciado pelo missionário João Pozzobon, a celebração acontece durante todo o dia com adoração eucarística no Santuário Tabor e encerra às 20h com a celebração da abertura do Ano Jubilar na Basílica Nossa Senhora Medianeira. Após a missa, haverá carreata até o Santuário Tabor com a renovação da Aliança de Amor.
Em Atibaia (SP), a família schoenstattiana conta com diversas atividades celebrativas nesta sexta-feira, mas a celebração de destaque acontece no domingo (20) com a Festa da Aliança de Amor, à partir das 9h, encerrando com missa às 14h30.
No Japão, a Comunidade Catolica de Toyohashi formada por brasileiros também realizou a abertura do ano centenário com a celebração de um tríduo, aberto no último dia 12 de outubro.
Indulgência Plenária no Ano Jubilar
O Santo Padre concedeu indulgência plenária, sob as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística, oração nas intenções do Santo Padre), para os fiéis que visitarem qualquer um dos Santuários do Movimento em todo o mundo.
A indulgência poderá ser obtida para quem visitar os Santuários a partir deste dia 18 de outubro até 26 de outubro de 2014, participar com fé das celebrações jubilares ou de uma celebração correspondente ou, ao menos, dedicar algum tempo à meditação e concluí-la com a oração do Pai Nosso, do Credo e a invocação à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Tudo isto vigora durante o período de tempo indicado para todos os dias em Schoenstatt, para os dias jubilares previstos em Roma e nos Santuários de Schoenstatt, no mundo inteiro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.