O calor de Natal foi suportável por causa da brisa do mar. Essa era a sensação dos mais de 600 participantes do 8º MUTICOM (Mutirão de Comunicação) reunidos no ginásio poliesportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vindos de muitas dioceses do Brasil, de norte a sul, representantes clérigos e leigos, pessoas que trabalham com comunicação na Igreja, discutiram sobre o papel cidadão da comunicação, e de como a Igreja insere-se nessa caminhada de comunicação para o bem humano, social, cultural e religioso.
O clima do mutirão de comunicação e de partilha e comunhão. Há momentos para palestras mais densas, como as exposições dos professores Muniz Sodré e Elson Faxina, e da professora Rachel Paiva, acadêmicos que trabalham com o tema da comunicação e cidadania, mas há também espaços para os pequenos grupos de estudos e laboratórios, onde os participantes conseguem expor com muito mais qualidade e atenção experiências que vivem em sua realidade eclesial.
Estes grupos são a grande riqueza do mutirão: ali, nas salas, pequenos grupos de interesse puderam discutir sobre rádio e televisão cidadã, assessoria de imprensa, redes sociais, jornais impressos, promoção de eventos, formação de comunicadores, enfim, uma vasta rede de assuntos que fazem parte do cotidiano de quem trabalha com comunicação nas paróquias e dioceses.
Outro ponto de destaque: a amizade e a comunhão, a partilha nos corredores e na hora das refeições, o clima de companheirismo nas alegrias e dores da vida do comunicador católico. A grande maioria dos participantes do MUTICOM são leigos engajados, voluntários, muitos sem nenhuma formação específica em comunicação, mas todos repletos de boa vontade e amor a Jesus Cristo e ao Evangelho. Gente do povo, gente alegre, gente que dá o suor para que notícias das igrejas percorram o povo de Deus e mantenha todos informados.
Isso tudo em Natal, capital quente, no clima e na acolhida. A equipe de coordenação não poupou esforços para fazer o melhor, e deu conta do recado. O 8º MUTICOM entra para a história da comunicação na Igreja do Brasil como mais um espaço onde a alegria, a partilha, a reflexão e o desejo de comunicar o bem estiveram no ar!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.