A celebração do Natal no mesmo lugar onde Jesus Cristo nasceu há mais de 2 mil anos é marcada pela entrada solene do Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, realizada amanhã, 24, véspera da Festa, na Basílica da Natividade.
Foto de: AFP.

Patriarca entra com imagem do Menino Jesus
durante missa de Natal na Basílica da Natividade.
A programação da tradicional celebração em Belém começa às 13h (horário local), quando o Patriarca Fouad Twal descerá pelas escadas do Patriarcado, indo junto com sua comissão em direção a um veículo, que passará pelas ruas de Israel. A comitiva dirige-se então para o Monastério Mar Elías, no qual autoridades civis e religiosas de Belém aguardam a chegada do Patriarca para, juntos, iniciarem o trajeto pela antiga estrada da rota dos patriarcas, a mesma por onde passou Abraão, Isaac e Jacob.
O destino da comitiva será o Túmulo de Raquel, lugar histórico onde Dom Fouad Twal se encontrará com o clero de Belém. O Patriarca também passará pelo Muro das Lamentações, em uma entrada incomum criada apenas para eventos especiais.
Já na Praça da Manjedoura, no centro de Belém, haverá um grande número de fiéis à espera do Patriarca de Jerusalém e sua comitiva.
Um dos principais momentos na Basílica da Natividade será a abertura da "Porta da Humildade", no momento da chegada do Patriarca, que será recepcionado sob a salva de palmas dos fiéis presentes. Depois da acolhida, procede a cerimônia com a oração das Vésperas. À noite, o Patriarca preside uma celebração à meia noite, quando o mundo estiver comemorando o nascimento do Menino Jesus.
Para Dom Fouad Twal, a festa pela chegada de Jesus possui um sentido universal quando "cada cristão em sua própria igreja, com sua família, celebra o Natal" fazendo uma corrente de oração direcionada a Belém.
Em mensagem especial, divulgada no último dia 18 de dezembro, ao fazer o balanço do ano de 2014, Dom Fouad lembrou realidades constrastantes pelas quais passou a Terra Santa neste período, identificando-as entre o "melhor dos tempos" e a "pior das épocas". O Patriarca destacou entre os diversos acontecimentos de grande alegria, a visita do Papa Francisco à Terra Santa e seu esforço ecumênico em prol da paz entre os povos. Dos acontecimentos que ficaram marcados para esse povo, Dom Fouad destacou a tragédia de numerosos refugiados da Síria e Iraque e as famílias que perderam suas casas. Ao final, o Patriarca deixou uma mensagem de esperança e paz para os povos desta terra.
"No meio de tanta infelicidade e sofrimento, lembramo-nos com gratidão da solidariedade de inúmeras pessoas, organizações e instituições, assim como de numerosos Estados que vieram em nossa ajuda de formas e maneiras diferentes. O Nascimento de Jesus é uma promessa de misericórdia, de amor e de paz para todas as pessoas em sofrimento e tribulações, para aqueles que vêem as suas vidas desfeitas e os seus esforços entravados nesta luta e neste ódio tumultuoso nestes dias de tempestade. Aos nossos fiéis da Terra Santa, aos nossos amigos do mundo inteiro e aos nossos bem-amados peregrinos, a todos desejo um feliz Natal e um ano novo cheio de paz e saúde".
Veja um vídeo preparado pelo Franciscan Media Center da Custodia da Terra Santa apresentando o Natal na Terra Santa:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.