Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 09 JAN 2019 - 10H20

Nomeado novo bispo para a Diocese de União da Vitória (PR)

A Santa Sé anunciou hoje (09) a nomeação do padre Walter Jorge Pinto como bispo da vacante Diocese de União da Vitória (PR). Atualmente, Padre Walter Jorge Pinto é pároco da paróquia São José Operário, em Barbacena (MG), que pertence à Arquidiocese de Mariana (MG). A Diocese de União da Vitória esteve vacante desde a morte de Dom Agenor Girardi, no dia 08 de fevereiro de 2018.

CNBB
CNBB
Monsenhor Walter Jorge Pinto é o novo bispo da Diocese de União da Vitória (PR).

Novo bispo

Padre Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG) e tem 56 anos. É engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), onde também cursou o mestrado na área de Fitotecnia. Sua ordenação diaconal foi no ano de 2001. No ano seguinte, foi ordenado presbítero na Arquidiocese de Mariana.

Em sua trajetória, foi pároco da paróquia de São João Batista, em Viçosa, administrador paroquial da paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), e vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa. Membro do Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Mariana, padre Walter também assessora a Pastoral Familiar. Por três anos, foi vigário episcopal. Também atuou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

A Diocese de União da Vitória

Padre Walter Jorge chegará à diocese do centro-sul paranaense contando, de acordo com os dados divulgados no site oficial, com 37 padres, nove diáconos permanentes e cerca de 30 religiosas. As paróquias são 25, com mais de 400 comunidades e uma população de cerca de 350 mil pessoas, distribuídas em 14 municípios.

Em saudação enviada ao monsenhor Walter Jorge Pinto, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, fez votos que “que sua ação missionária, amadurecida nas férteis terras da Arquidiocese de Mariana (MG), continue a enriquecer a Igreja no centro-sul paranaense”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...