Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 23 SET 2020 - 10H14

Nomeado Bispo para diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO)

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Nesta quarta-feira (23), o Papa Francisco nomeou o Padre Francisco Agamenilton Damascena como bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia. Durante o tempo de vacância na diocese de Uruaçu (GO), o sacerdote exerceu o ofício de administrador diocesano.

A circunscrição eclesiástica, com mais de 105 mil habitantes batizados, foi criada em 1966 como Prelatura Territorial de Rubiataba, a partir das dioceses de Goiás e Uruaçu. Renomeada como Prelatura Territorial de Rubiataba-Mozarlândia em 18 de abril de 1979, foi promovida a diocese de Rubiataba-Mozarlândia em 16 de outubro de 1979.

Sobre o Padre

O Padre Francisco Agamenilton Damascena nasceu em 26 de junho de 1975 em Currais Novos (RN). Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima em Brasília (DF) e também no “Ateneo Pontificio Regina Apostolorum” (UPRA), em Roma, na Itália, onde obteve a Licenciatura em Filosofia. Padre Francisco também fez uma especialização em Docência Universitário na Faculdade Mário Schenberg, em Cotia (SP), e um Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 2001, incardinado na diocese de Uruaçu (GO), onde ocupou os seguintes cargos: administrador paroquial, vice-pároco, pároco, chanceler, coordenador diocesano de Pastoral, diretor acadêmico da Escola Diaconal, vice-reitor e professor do Seminário Maior São José, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho de Formadores e do Colégio de Consultores. Além disso, foi diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia “Sapientiae” na Diocese de Anápolis (GO).

De 19 de fevereiro de 2019 a 12 de setembro de 2020, então, durante o tempo de vacância na diocese de Uruaçu, foi administrador diocesano.


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.