Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 21 OUT 2020 - 09H04

Nomeados novos bispos para Brasília (DF) e Barreiras (BA)

Reprodução
Reprodução
Dom Paulo Cezar e Dom Moacir, respectivamente


O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (21), dois novos bispos: um para Brasília (DF) e outro para Barreiras (BA). Para a capital federal, o novo Arcebispo será Dom Paulo Cezar Costa, transferido da Diocese de São Carlos (SP).

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em 20 de julho 1967, em Valença (RJ). Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998 e 2001).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ocupando diversos encargos.

Em 22 de junho 2016 foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco.

É membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura da CNBB. Também é membro do pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e da Pontifícia Comissão para América Latina.

Já para diocese baiana, Dom Moacir Silva Arantes, 51 anos, atual Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Goiânia (GO), foi nomeado como o terceiro bispo da diocese, vacante desde a nomeação de Dom Josafá Menezes da Silva como Arcebispo de Vitória da Conquista (BA), em 9 outubro de 2019.

Leia MaisQual a diferença entre diálogo ecumênico e diálogo inter-religioso?Já foi pároco e administrador paroquial em seis municípios da diocese de Divinópolis (MG), bem como reitor dos seminários diocesanos, membro do conselho presbiteral e coordenador da Pastoral das Vocações e ministérios da diocese.

No Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais), foi assessor eclesiástico da Pastoral Familiar e por último assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Moacir foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia pelo papa Francisco, no dia 11 de maio de 2016, e ordenado na igreja matriz de São Bento, em sua terra natal, Itapecerica (MG), no dia 13 de agosto do mesmo ano, sob a imposição das mãos do bispo emérito de Divinópolis (MG), dom José Belvino do Nascimento, e dos bispos co-ordenantes, dom José Carlos de Souza Campos (diocesano de Divinópolis) e dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia.

Tomou posse no dia 26 de agosto de 2016, na catedral Nossa Senhora Auxiliadora, em Goiânia. Seu lema episcopal é In Simplicitate Cordis (Com simplicidade de coração). O bispo integra a atual presidência do Regional Centro-Oeste da CNBB, com mandato até 2023, onde exerce a função de secretário.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.