A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) inauguraram, em dezembro de 2020, o Núcleo Lux Mundi, em Brasília (DF). O local é um escritório que coordena e ajuda a facilitar a organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, “Vos estis lux Mundi”, (Vós sois a luz do mundo) Art. 2§1.
O A12 bateu um papo com a coordenadora, Dra. Eliane De Carli, que explica detalhes sobre o núcleo.
A12 - Qual o objetivo do Núcleo Lux Mundi e como será o trabalho?
Eliane De Carli - O objetivo do Núcleo é ser um apoio às comissões diocesanas para a aplicação das indicações do Motu Proprio “Vos estis lux mundi” e garantir a realização do apelo do Papa Francisco.
O Núcleo atua como ajuda à Igreja na sistematização de medidas de segurança e proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis no seio da Igreja, bem como promove a formação e capacitação, neste aspecto, dos formadores que atuam em pastorais, paróquias e seminários, por meio de cursos.
Leia MaisCinco vezes em que o Papa Francisco reagiu ao abortoA12 - Acredita que vivemos um momento urgente do combate a toda forma de violência contra crianças, adolescentes e vulneráveis? Quais os maiores desafios do momento?
Eliane - Sim, certamente precisamos trabalhar juntos para divulgar, por todos os meios possíveis, nossa clara posição como Igreja: "não” a todas as formas de violência em face de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis. Temos alguns desafios neste primeiro momento, como a delicadeza da temática e a dificuldade em falar sobre o assunto, questões culturais, um sistema patriarcal milenar, o tamanho territorial, a pandemia, etc.
A12 - As dioceses espalhadas pelo país têm realidades muito específicas? Elas devem procurar o núcleo ou o núcleo será responsável por identificar quais terão maior prioridade?
Eliane - Certamente, a questão da diversidade cultural e das diferentes realidades que encontramos de norte a sul em nosso país influenciam diretamente nas problemáticas encontradas nas dioceses. O Núcleo Lux Mundi está à disposição de todas as dioceses. De qualquer modo, começaremos imediatamente o contato pessoal (por telefone e e-mail), inicialmente com todas as presidências dos Regionais, e em seguida com todas as dioceses.
CNBB e Iphan renovam acordo para preservação do patrimônio cultural
Conferência Episcopal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) renovaram acordo de cooperação técnica para a preservação do patrimônio cultural da Igreja no Brasil.
A conquista do cosmos
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R., traz em sua coluna de hoje a história da corrida espacial que revolucionou a ciência no século XX.
Primeiro clipe oficial das ‘Irmãs do Beatbox’ faz sucesso na web
"Irmãs do Beatbox" estão no clipe "Vocação" que faz sucesso no YouTube juntando a mensagem vocacional com a música urbana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.