A Doutrina Social da Igreja (DSI), nasceu com a Encíclica Rerum Novarum, publicada em 1891, de autoria do Papa Leão XIII, com o intuito de trazer um posicionamento da Igreja diante das mudanças sociais e econômicas da época.
Esta doutrina está em destaque nos últimos dias devido à referência feita pelo novo Papa Leão XIV, eleito sumo pontífice no último dia 8. Uma das inspirações para a escolha do seu nome partiu do pontificado de Leão XIII, papa de ação prática em defesa da paz e justiça social, no contexto da Revolução Industrial.
Em reunião com os cardeais, o novo Papa afirmou:
“Hoje a Igreja oferece a todos o seu patrimônio de doutrina social para responder a uma nova revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho.”
Desde o princípio do seu pontificado, compreendemos que nele há um olhar atento aos desafios contemporâneos, especialmente ao que envolve o mundo do trabalho e as novas tecnologias. Esta já era uma preocupação do Papa Francisco e que permanecerá sendo trabalhada com Leão XIV.

Mas afinal, o que é a Doutrina Social da Igreja?
A Doutrina Social da Igreja (DSI) é um conjunto de ensinamentos teológico-moral iluminado pela fé, que surgiu gradualmente com as reflexões da Igreja sobre os problemas sociais.
É importante dizer que não se trata de uma ideologia ou teoria socioeconômica, mas uma reflexão à luz do Evangelho sobre as realidades humanas e sociais, com o objetivo de orientar o comportamento cristão.
Ela se fundamenta em quatro princípios interligados:
⚖️ Princípios Fundamentais da Doutrina Social da Igreja
1. Dignidade da Pessoa Humana: Todo ser humano é criado à imagem e semelhança de Deus, com valor inalienável, essa é a base de todos os outros princípios.
2. Bem Comum: Condições sociais que permitem a realização plena de todos. Não é a soma de interesses individuais, mas o bem de cada um e de todos.
3. Subsidiariedade: O que pode ser feito por instâncias menores (família, associações, comunidade) não deve ser usurpado por instâncias maiores (Estado). Valoriza a autonomia e a participação local.
4. Solidariedade: Responsabilidade mútua entre pessoas, povos e nações, que supera egoísmos e promove justiça social e fraternidade.
Estes princípios têm caráter universal e atemporal, aplicando-se a todas as esferas sociais, desde relações interpessoais até políticas e internacionais, e servem como referência fundamental para julgar e orientar a ação social.
Além disso, possuem uma dimensão moral profunda: exigem compromisso tanto das pessoas quanto das instituições, lembrando que a sociedade é fruto das escolhas livres e responsáveis de cada um.

Dentre os temas abordados estão:
📚 Temas Principais da DSI
1. Família como célula vital da sociedade: É a primeira comunidade natural, lugar de formação humana, social e espiritual. O casamento e a família são a base da sociedade.
2. Trabalho humano e dignidade do trabalhador: O trabalho é participação na obra criadora de Deus e deve respeitar direitos, garantir justiça e permitir o sustento digno.
3. Economia a serviço da pessoa: A economia deve servir ao homem, não o contrário. Não condena o lucro em si, desde que este não se torne o fim absoluto.
4. Destino universal dos bens: A propriedade privada é legítima, mas os bens da criação são para todos. Destaca a partilha e a justiça social.
5. Justiça social e promoção da paz: A paz é fruto da justiça. A promoção dos direitos humanos e a superação das desigualdades são exigências evangélicas.
6. Política e participação social: Os cristãos são chamados a agir politicamente com ética e responsabilidade e o poder deve servir ao bem comum.
7. Cuidado com os pobres e marginalizados: Preferência evangélica pelos pobres e combate às estruturas de pecado e exclusão.
8. Ecologia integral: Responsabilidade pelo cuidado da criação e conexão entre justiça social e preservação ambiental.
9. Globalização e solidariedade internacional: A globalização deve ser humanizada e orientada para a fraternidade entre os povos.
::. Relembre a visita do Papa Leão XIV a Aparecida em 2013
Fonte: Vatican.va | VaticanNews
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.