Atualmente, pode-se perceber que várias pessoas têm questionado o que seria ‘tradicionalismo’, ‘conservadorismo’, ‘tradição’, entre outros conceitos, e quais relações estes mesmos fazem com a Igreja de Cristo.
Leia MaisQual é a missão do cristão hoje?É um tema considerado delicado para muitas pessoas. Para respondermos esta questão, se faz necessário compreender muito bem os conceitos envolvidos no tema proposto a ser aprofundado.
Temos que ter bem claro o significado de tradição para a Igreja e, de forma simples, o documento da CNBB nº2 (Sou Católico vivo minha fé), nos responde. Vejamos:
“...É o conteúdo desse rico processo de comunicação e interpretação da Escritura pela Igreja, iniciada pelos apóstolos e perpetuada até os nossos dias. A Tradição compreende, num primeiro momento, os atos e as palavras de Jesus...”
Assim, podemos perceber que a Tradição que a Igreja nos aponta é a interpretação correta das Sagradas Escrituras, onde podemos ter claro o que Jesus nosso Senhor nos ensinou. Tal interpretação foi acontecendo no decorrer dos anos pela Igreja, com os santos padres e pelo Magistério eclesial.
O documento acima citado traz a resposta para a nossa pergunta principal:
“É importante não confundir ‘Tradição’ com ‘tradicionalismo’. A ‘Tradição’ é a fé autêntica que recebemos dos que nos procederam; ela nos ajuda a preservar, através dos tempos que mudam, a fidelidade a Jesus de Nazaré, à sua pessoa e à sua doutrina. Já o ‘tradicionalismo' é o apego conservador a certos princípios, ritos e costumes, em oposição às novas tendências surgidas na sociedade ou na Igreja.”
Portanto, o tradicionalismo e o conservadorismo não têm relação com o Concílio Vaticano II, pois o mesmo Concílio nos pede que voltemos para as fontes, às origens do cristianismo, nos conduzindo através da Tradição da Igreja e do Magistério a ter cada vez mais intimidade com a pessoa de Jesus e sua doutrina, de forma autêntica e verdadeira.
Rezemos sempre pela nossa Igreja, para que continue trilhando o caminho da verdadeira fé, de forma coerente e conduzindo seus fiéis à pessoa de Cristo Jesus, nosso Redentor.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.