Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Igreja

O que significa honrar pai e mãe na vida adulta?

Entenda o significado real do quarto mandamento e porque este é um dever de caridade e de maturidade na vida adulta

Escrito por Giovana Marques

21 JAN 2026 - 07H38 (Atualizada em 21 JAN 2026 - 08H42)

Grady R/Adobe Stock

O quarto mandamento da Lei de Deus “honrar pai e mãe” é entendido por muitas pessoas somente como “obedecer às ordens dos pais”. Por isso, é comum surgir a dúvida: “e quando já sou adulto?”. A seguir, vamos entender o que isso realmente significa.

O Catecismo da Igreja Católica indica, primeiramente, que esse mandamento é uma ordem da caridade. “Deus quis que, depois de Si, honrássemos os nossos pais, a quem devemos a vida e que nos transmitiram o conhecimento de Deus. Temos obrigação de honrar e respeitar todos aqueles que Deus, para nosso bem, revestiu da sua autoridade.” (CIC 2197)

Essa colocação do Catecismo já traduz muito bem o sentido. A palavra honrar vem do latim “honos”, “honoris” que quer dizer, honra, dignidade, reputação. Seu significado está em prestar respeito, valorizar ou reverenciar com a raiz ligada à ideia de dignidade de alguém.

Portanto, honrar pai e mãe vai muito além da obediência tão característica da infância. Este é um ato de maturidade que nos faz reconhecer todo o bem que nossos pais fizeram pela participação com Deus na geração de nossas vidas.

Nós devemos amá-los e reverenciá-los mesmo depois de falecidos, pois são nossos pais. Apesar de suas falhas, esse respeito pode e deve existir. Isso, contudo, não implica concordar em tudo com eles ou aceitar atitudes contrárias à moral cristã.

Você os honra com gratidão, respeito, zelo pela reputação, cuidado nas necessidades, paciência, visita, aceitando as imperfeições, e de muitas outras formas de caridade.

::. 
Cinco ensinamentos de Francisco para honrar os pais

Qual a promessa de Deus à aqueles que honrarem os pais?

Por meio das Sagradas Escrituras Deus nos fez uma promessa: “Honra pai e mãe, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te vai dar”. (Ex 20, 12)

“O respeito por este mandamento proporciona, com os frutos espirituais, os frutos temporais da paz e da prosperidade. Pelo contrário, a sua inobservância acarreta grandes danos às comunidades e às pessoas humanas.” (CIC 2200)

add_box A alegria do perdão na família

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...