Na nova fase que a Igreja está vivendo com a Páscoa definitiva do Papa Francisco, todos os fiéis acompanham os desdobramentos dos próximos passos, seja para a despedida do amado Francisco, seja para a eleição do novo Pontífice.
São muitas as notícias e, como relatado anteriormente no A12, deu-se início à movimentação da Congregação Geral dos Cardeais, no Vaticano, que culminará nas próximas decisões da Igreja.
De acordo com o Código de Direito Canônico, os Cardeais da Igreja Católica conservam suas tradições e atribuições de serem eleitores e conselheiros do Sumo Pontífice no governo da Igreja universal. (cân. 349)
O chamado Colégio Cardinalício, que reúne os cardeais da Igreja Católica Romana para a eleição do novo Papa, é composto atualmente por 252 cardeais, sendo 135 deles aptos para voto.
O Conclave, processo secreto para essa eleição, realizado na Capela Sistina, contará então com cardeais de todos os continentes. Confira a seguir informações referentes aos que compõem este Colégio peculiar ao qual compete eleger o Romano Pontífice.
::. Números x Nacionalidade dos Cardeais Eleitores
Segundo informações da Santa Sé, a Itália se destaca com 17 cardeais eleitores, seguida pelos Estados Unidos com 10. O Brasil conta com 7 representantes, enquanto a França e a Espanha têm 5 cada uma.
A Argentina, o Canadá, a Polônia, a Índia e Portugal possuem 4 cardeais eleitores cada. A Alemanha, o Reino Unido e as Filipinas têm 3 representantes cada. Já a Costa do Marfim, o Japão, o México e a Suíça têm 2 eleitores cada. Muitos outros países são representados com apenas 1 cardeal eleitor.
::. Qual é o cardeal mais velho e o mais novo?
O cardeal eleitor mais velho, criado por Papa Francisco, é Celestino Aós Braco, Arcebispo Emérito de Santiago do Chile e possuía 79 anos até o início deste mês e, por isso, perderá o direito de voto no Conclave.

Já o cardeal mais jovem, criado por Francisco, é Mykola Bychok, da Ucrânia, e tem 45 anos.

::. Conheça os sete cardeais brasileiros que serão eleitores em Roma








⏭ Leia mais: 'Entenda as principais expressões do Conclave'.
Fonte: CNBB | Santa Sé
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.