Estamos todos os domingos no presbitério das nossas paróquias, das nossas comunidades, dos nossos Santuários.
Ao subir o presbitério, não estamos subindo para um palco, para apresentarmos nossas habilidades, ou mostrar como servimos melhor que outro, não. Estamos subindo no presbitério para servir ao altar do sacrifício e escutar a palavra de Deus.
Como é triste ainda ver coroinhas e acólitos que fazem do presbitério um palco para se aparecer e exibir o seu serviço, suas habilidades, ou até mesmo para se mostrar. Não é isso que Deus quer de nós!
Ele não quer o nosso exibir, mas sim o nosso servir! Porque feliz não é somente aquele que serve ao altar, mas sim aquele que, além de servir, ouve a Palavra de Deus e a põe em prática!
Somos a esperança da Igreja peregrina, pois com nossa presença e participação no altar, passamos ao povo de Deus a mensagem de que somos a presença da Igreja no futuro.
Assim como Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe foi tirada, assim também nós, coroinhas, acólitos e cerimoniários, tenhamos a certeza de escolhemos a melhor parte: servir a Deus. E esta não nos será tirada.
.:: A rotina de São Tarcísio pode te inspirar a ser santo! Assista!
Compartilho uma história bem atual de uma coroinha e de um acólito que são irmãos, e eu os conheço bem.
Ela, sempre alegre e disposta; Ele, é o menino do silêncio e sempre à disposição. Ambos se destacam pela sua humildade, e servem ao altar com muita alegria.
Porém, eles têm encontrado dificuldade na escola. Por serem católicos e comentarem muito sobre Jesus, estão sendo excluídos por alguns “amigos” do grupo, estão sendo deixados de lado. E por isso, estão bem chateados. Mas continuam a integrar o ministério de coroinhas e acólitos, e a servir com alegria.
Sinceramente, admiro a coragem deles em talvez perder a amizade em vez perder a fé. Isso é o testemunho de um jovem e de uma criança, que, seguindo o exemplo de São Tarcísio, estão a defender Jesus.
Por isso, irmãos e irmãs, ser coroinha e acólito é ser muito mais do que ser aquele menino ou aquela menina que serve ao altar; é se arriscar por causa de Jesus, é colocar a palavra de Deus em prática, é viver e defender a Eucaristia, assim como fez São Tarcísio.
Que nós, coroinhas, acólitos e cerimoniários, possamos seguir o exemplo do nosso padroeiro, São Tarcísio, sendo crianças, adolescentes e jovens eucarísticos e corajosos para defender até o fim o nome de Jesus — mesmo que isso custe a “amizade” de alguém.
LEIA TAMBÉM
.:: Coroinhas: Vocação e serviço ao altar do Senhor
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.